Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Explosão na C.Vale: Polícia Civil apresenta resultado dos laudos

25/03/24 às 12:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Palotina, 26 de julho de 2023. Por volta das 6 horas da tarde a explosão.


A explosão ocorreu num túnel de transporte de grãos, abaixo dos silos. Funcionários da cooperativa faziam a limpeza do local. Dez pessoas morreram e outras dez ficaram feridas. Milhares de toneladas de grãos soterraram as vítimas. Foram seis dias de trabalho para retirar os corpos.


Entre as vítimas um brasileiro funcionário da coopertiva e nove haitianos que eram de uma empresa terceirizada. Durante uma semana, luto na cidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
MISTÉRIO

Esquadrão antibombas explode artefato deixado na Avenida Celso Garcia

Imagem de destaque
VALORIZANDO TRADIÇÕES

Apucarana participa da 2ª Exposição Riquezas do Vale do Ivaí, em Lunardelli

Imagem de destaque
CONVERSÃO PROIBIDA

Motoristas ficam feridos em acidente na Rodovia Mabio Gonçalves Palhano

Imagem de destaque
ESTRUTURA DANIFICADA

Pontes do Igapó II são interditadas após Defesa Civil apontar risco de acidente


a tragédia gerou várias perguntas. A primeira delas: O que causou a explosão? Quais eram as condições de trabalho naquele túnel? Por se tratar de um local tão perigoso, as vítimas tiveram treinamento para estar ali?


Duas investigações foram abertas. O Ministério Público do Trabalho concluiu no início de março que:


"a explosão... foi causada pelo excesso de poeira de grãos dentro do túnel. segundo o laudo divulgado pelo órgão "a poeira dos grãos... pode se tornar um combustível quando somada ao oxigênio e uma fonte de ignição... como um curto nas instalações elétricas precárias, o aquecimento por fricção dos roletes das esteiras, iu faíscas em motores... ".


Os auditores constataram outras irregularidades na cooperativa, como "trabalhadores que não possuíam capacitação adequada para o trabalho em espaços confinados; excesso de jornada; falta de descanso semanal; vestimentas inadequadas para a área de trabalho; ingresso de trabalhadores nos túneis em funcionamento sem que houvesse a parada do sistema; sistemas de transporte por correias sem monitoramento de temperatura e desalinhados; pressão para o cumprimento de prazos; e instalações elétricas inadequadas".


O MPT concluiu que a cooperativa C.Vale não tinha uma gestão adequada dos espaços confinados, que os sistemas para controlar a quantidade de poeira de graos nos tuneis não eram eficazes. Foram lavrados 26 autos de infração que estão em fase de recurso por parte da cooperativa.


A polícia civil também investiga a tragédia. Com tecnologia avançada, o instituto de criminalista fez uma reprodução 3D do túnel. O desafio: identificar se a fonte de ignição foi causada por falha mecânica ou por algum trabalhor.


depois de nove meses, a angustia por respostas continua.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá