Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Feira do Peixe Vivo em Londrina comercializou cerca de 7,6 toneladas este ano

01/04/24 às 22:23 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Na última semana, entre os dias 27 e 29 de março, a Prefeitura de Londrina realizou a 30ª Feira do Peixe Vivo. Nesta edição, foram comercializados, aproximadamente, 7.600 kilos das espécies tilápia, pacu, pintado, carpa e catfish, o bagre americano. Instalada na Praça Tomi Nakagawa, a Feira do Peixe Vivo é organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).


“A Feira do Peixe Vivo oportuniza aos criadores a possibilidade de escoamento da produção, fortalecendo a piscicultura, a agricultura familiar e a economia local do Município, além de aproximar o produtor do consumidor final. Em especial, na Semana Santa, viabiliza o consumo de peixe, que propicia uma série de nutrientes benéficos para a saúde. Em suma, essa edição foi satisfatória, e superou as expectativas quanto à organização e movimentação da Feira”, destacou o secretário da pasta, Régis Choucino.


Três produtores locais participaram desta edição da feira. Um deles, Hussein Samir Jenani, atua com piscicultura há 14 anos e esta foi sua décima participação na Feira do Peixe Vivo. Durante o evento, Jenani comercializou pacu, pintado e tilápia, e vendeu três toneladas.

Leia mais:

Imagem de destaque
BALANÇO

GM multa homens consumindo bebida alcóolica em via pública e prende foragido

Imagem de destaque
CONHEÇA CADA UM

Após secretários deixarem cargos, Londrina divulga sete novos substitutos

Imagem de destaque
NO IATE E ZERÃO

Bafo Quente promove festa de Carnaval em Londrina nesta terça e quarta-feira

Imagem de destaque
NOVOS PRAZOS

Secretário explica demora na duplicação da Rua Itajaí e entrega de CC Vila Nova


Com produção no distrito de Guaravera e em Ibiporã, o produtor explicou que a procura do consumidor costuma ser equilibrada, com praticamente a mesma quantidade de vendas para os diferentes tipos de peixe. “Essa feira é muito boa para o consumidor, que consegue adquirir um peixe fresco direto do produtor. E para nós piscicultores é excelente, pois ali podemos vender com valor agregado para o consumidor final”, pontuou.


A Feira do Peixe Vivo integra o projeto “Feira de Produtos de Época” da SMAA. Essa iniciativa disponibiliza espaços públicos para que os produtores possam comercializar sem intermediários, no auge da produção. Dessa forma, a venda dos peixes nos dias que antecedem a Páscoa beneficia os piscicultores e, também, os consumidores, que encontram um produto fresco e de boa procedência com preço justo, de R$ 20 a R$ 45 o quilo.


Segundo a gerente de Comercialização da SMAA, Juliana Simões Lusardi, os produtores ficaram satisfeitos com o volume de vendas deste ano e estão ansiosos para a próxima edição da feira. “Hoje, o Paraná ocupa o primeiro lugar na produção nacional de peixe. Com isso, a SMAA busca incentivar o produtor para que a tradição pesqueira se torne uma identidade no Município, já que é um mercado em ascensão. E também visa disponibilizar um local público para a comercialização de produtos frescos e de qualidade, o que é essencial para esse impulsionamento econômico”, detalhou.


Além dos piscicultores, a 30ª Feira do Peixe Vivo reuniu três empreendimentos do Programa Municipal de Economia Solidária, que levaram itens de decoração, artesanato e gastronomia ao evento. A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) também marcou presença, com a Biblioteca Móvel Ambiental.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá