Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Fórum de Cambé disponibiliza serviço de mediação de conflitos

23/01/23 às 17:39 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Tribunal de Justiça de Cambé conta agora com o Cejusc (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos) para a mediação pré-processual de problemas e divergências entre duas ou mais pessoas. O objetivo é que os conflitos, como disputas entre vizinhos, som alto ou divórcio, sejam resolvidos sem a necessidade de um processo judicial. 


Elberti Mattos Bernardineli, juiz de Direito substituto do Tribunal de Justiça de Cambé, explica que o serviço já existe desde 2015 na modalidade de conciliação processual durante as audiências. O formato pré-processual é uma novidade na cidade. “Se existe um conflito entre duas ou mais partes, eles podem procurar o Cejusc para resolver essa divergência e firmar um acordo sem a necessidade de procurar um advogado e entrar com um processo judicial”, disse.


Segundo Bernardineli, após buscar o serviço, é feito o agendamento de uma audiência com todos os envolvidos e a presença de um mediador. “Na audiência, eles podem entrar em um acordo, que vai ser registrado e homologado judicialmente, já que, em caso de descumprimento, a outra parte pode executar o acordo”, explicou. Nos casos em que as pessoas envolvidas não têm contato, o Cejusc também faz a intermediação antes da audiência de conciliação.

Leia mais:

Imagem de destaque
POPULAÇÃO ACOLHEDORA

Andarilhos revelam motivos por escolherem Londrina: "capital do morador de rua"

Imagem de destaque
PROBLEMA RENAL

Vereadora Mara Boca Aberta realiza procedimento cirúrgico após passa mal em casa

Imagem de destaque
VEJA COMO SE INSCREVER

Inscrições abertas para concurso público de procurador do Município de Londrina

Imagem de destaque
DENTRO DE CASA

Homem com tornozeleira eletrônica é preso com maconha, crack e cocaína em Cambé


De acordo com o juiz, o Cejusc pré-processual pode ser utilizado em casos que envolvem disputas entre vizinhos, som alto, pensão alimentícia, guarda de crianças e adolescentes, divórcio, dissolução de união estável, dentre outros. “A vantagem dessa conciliação amigável é a rapidez, já que não há processo judicial, e o acordo é feito de forma que fique bom para as duas partes. Quando há processo, na maioria das vezes, a situação é resolvida de maneira impositiva”, ressaltou.


Para solicitar a atuação do Cejusc, as partes devem procurar o Tribunal de Justiça de Cambé com os documentos pessoais, comprovante de residência e de renda. É necessário pagar uma taxa de R$ 227 – pessoas em situação de vulnerabilidade podem solicitar a isenção do valor. “Como estamos iniciando agora esse formato, a audiência pode ser agendada em poucos dias e as partes já podem sair com o acordo formalizado”, disse. 


Os interessados devem procurar o Tribunal de Justiça de Cambé na Avenida Roberto Conceição, n° 532, das 12h às 18h, ou pelo telefone e WhatsApp 3302-4446. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá