Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo publica edital do anteprojeto do Terminal Metropolitano de Londrina

16/05/24 às 21:23 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta quinta-feira (16), o Governo do Paraná, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), publicou o edital para contratação dos estudos preliminares e anteprojeto do futuro Terminal Metropolitano de Londrina. A unidade será construída em um terreno de 12 mil m2 que fica na Avenida Leste-Oeste, em frente ao Terminal Urbano da cidade. O Governo adquiriu a área, que foi sede da antiga Companhia Intercontinental de Café, pelo valor de R$ 19 milhões.


Com valor máximo de até R$ 1.059.459,52, a licitação receberá propostas das empresas interessadas até as 14h do dia 10 de julho, quando será realizada a abertura dos envelopes. O prazo de execução do contrato será de oito meses, contados a partir da data estabelecida na Ordem de Serviço.


Entre outros elementos, o estudo vai apontar prognósticos de demolição, terraplanagem, fundação, drenagem, estrutura elétrica, pavimentação, paisagismo e sinalização. Também incluirá a concepção arquitetônica do Terminal e das soluções estruturais que resultem em uma metodologia construtiva econômica, sustentável e de rápida execução.

Leia mais:

Imagem de destaque
GRAVE

Bebê de 1 ano morre atropelado em Apucarana e suspeito é espancado por populares

Imagem de destaque
ENTENDA A HISTÓRIA

Conheça a história do Paçoca, cão que se envolveu em polêmica neste domingo

Imagem de destaque
EXPLICAÇÃO

Família nega que tenha abandonado cachorro e explica caso; cão está bem

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Homem morre após acidente de moto na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina


Além disso, o trabalho abrangerá a região e suas demandas de serviços, lojas e comércios que podem ser atendidas pelo futuro terminal. A partir disso, irá determinar as áreas a serem projetadas na estrutura para atender a demanda. A contratação do projeto executivo e da obra em si deve ocorrer em 2025, e a entrada do terminal em funcionamento está prevista para 2026. Todos os recursos destinados à iniciativa serão provenientes do Governo do Estado.


No total, a nova estrutura deverá beneficiar, diretamente, cerca de 50 mil pessoas que se deslocam todos os dias entre Londrina e Cambé, Ibiporã, Rolândia, Jataizinho, Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis, entre outros municípios.


Segundo o diretor-presidente do Ippul, Gilmar Domingues, o novo terminal metropolitano contribuirá grandemente para a melhoria do transporte coletivo de Londrina e região. “É um projeto que trará mais conforto e segurança para a população, que atualmente não tem uma estrutura adequada para aguardar os ônibus metropolitanos para seus deslocamentos, considerando que os pontos de ônibus ficam do lado externo do Terminal Urbano. Investir no transporte coletivo é necessário por várias razões, e proporciona benefícios sociais, econômicos e ambientais”, disse.


Também esteve presente às atividades o prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre. Ele destacou que o novo terminal proporcionará grandes benefícios a Londrina e aos municípios da região metropolitana. “Isso vai agilizar o transporte coletivo, e incentivar as pessoas a utilizá-lo com mais frequência, ao invés de se locomover somente de carro. Também vai beneficiar a economia da região, ao facilitar o transporte dos trabalhadores entre os diferentes municípios”, salientou Onofre.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá