Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Guarda Municipal Escolar inicia as atividades do projeto Guarda Mirim

28/02/24 às 22:11 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), retomou no começo dessa semana o projeto social e educativo Guarda Municipal Mirim (GMM). Ao longo dos próximos quatro meses, as equipes vão atender quatro escolas municipais. Para esta edição, foram escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) as seguintes escolas: Machado de Assis, Jardim Nova Esperança; João XXIII, Jardim Industrial; Sonia Parreira Debei, Residencial do Café e Professora Maria Irene Vicentini Theodoro, Jardim Califórnia.


Ao todo cerca de 215 alunos dos quartos anos – de sete diferentes turmas – das quatro unidades de ensino devem passar pela instrução. Conforme planejamento da Guarda Escolar, deverão ocorrer 16 encontros até a data da formatura que está prevista para meados do mês de junho.


Este ano serão trabalhadas as seguintes temáticas: Regras, Cidadania, Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, Bullying e Cyberbullying, Prevenção a Violência Intrafamiliar, Prevenção no Trânsito, Uso Excessivo de Telas, e Disciplina usando a ordem unida como método.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Ao menos duas pessoas morrem em grave acidente entre três veículos na BR-277 em Palmeira

Imagem de destaque
BALANÇO

Mais de 2.200 pessoas se vacinam durante mutirão em Londrina no final de semana

Imagem de destaque
CÂMERA FLAGROU

Motociclista é arremessado após colisão com carro no Residencial Quadra Norte

Imagem de destaque
TRÁFICO DE DROGAS

PRF apreende grande quantidade de maconha em carro abandonado na BR-163


O secretário municipal de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos, lembrou que esse ano o projeto comemora um marco importante. “Essa bela atividade desenvolvida pelos nossos guardas municipais escolares comemora dez anos de implantação neste ano. Já formamos 1.752 estudantes em 24 escolas. Fazemos esse projeto porque acreditamos que uma criança educada reproduz o que aprende e consequentemente tem uma vida melhor”, afirmou.


A supervisora do grupamento escolar, Kawanna Lima, informou que o projeto terá atualizações. “Em dezembro passamos por uma capacitação para aprimorar as estratégias pedagógicas do projeto. Vale ressaltar que os temas de todas as palestras que vamos ministrar estão completamente atualizados. Acreditamos que com o aperfeiçoamento das práticas chegaremos em um resultado ainda mais satisfatório”, frisou.


O diretor da Escola Municipal Machado de Assis, Geraldo Aparecido Bento, falou sobre as expectativas. “Não poderíamos deixar de dizer que nossa expectativa quanto ao projeto que a GM de Londrina está desenvolvendo na escola é enorme. Isso se dá por diversos fatores: credibilidade da instituição, temáticas absolutamente importantes e necessárias no contexto atual em que nossa sociedade vive e principalmente, por estar educando crianças que poderão, de fato, transformar suas próprias vidas e a vida dos seus familiares e amigos”, pontuou.


Histórico


O projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) começou a ser realizado pela Guarda Escolar no ano de 2014 e, até o momento, já atendeu 1.752 crianças de 24 escolas municipais de Londrina. A iniciativa tem como objetivo criar um vínculo de confiança com os alunos, professores e funcionários da escola, debatendo assuntos do cotidiano e ratificando os valores ensinados no ambiente escolar.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá