Cidade

Há 45 dias sem chuva, Londrina tem o mês de julho mais quente da história

03 ago 2022 às 21:23

Em pleno inverno, as temperaturas registradas em Londrina tem chegado em torno dos 30°C. Por conta disso, Julho de 2022 foi o mais quente da história no município, com média de 27,2 °C. Anteriormente, a mais alta era de 27°C em 1977.  


Um dos fatores que tem contribuído para a alta nas temperaturas é o tempo seco já esperado nessa época do ano. A deficiência de água no solo já chega a 80 milímetros e a última chuva razoável registrada em Londrina foi em 20 de junho.


“De lá para cá tivemos aumento de nebulosidade, alguns chuviscos, mas não o suficiente para as nossas necessidades. Se o bloqueio atmosférico conseguir romper, a gente ainda pega um pouco de chuva, mas não suficiente”, disse a meteorologista Ângela Costa.


A Sanepar informa que por enquanto não há risco de desabastecimento e continua monitorando os sistemas. Mas se não chover logo, o Paraná pode enfrentar uma nova crise hídrica, como a que ocorreu em 2021.


O bloqueio atmosférico formado pelas grandes massas de ar quente e seco na região central do país tem impedido que as massas de ar frio tragam chuvas. A umidade do ar já está em um nível crítico, em torno de 30%, quando o ideal é em torno de 60% a 70%. O tempo seco prejudica a saúde das pessoas, com o aumento de problemas respiratória e também da economia, principalmente da agricultura.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá