Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hemocentro de Londrina amplia parceria e precisa de mais doação de sangue

06/12/23 às 20:45 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Desde o dia 15 deste mês, o Hemocentro Regional de Londrina, do HU da UEL, fornece sangue e seus hemocomponentes para os pacientes SUS do Hospital de Londrina. Os hemocomponentes são: glóbulos vermelhos, plasma, plaqueta e crioprecipitado, o que na prática quer dizer que uma doação de sangue
pode salvar até quatro vidas.


A estimativa é de fornecimento de mais 250 a 500 hemocomponentes por mês, o que vai exigir o aumento da coleta de sangue em mais de 250 bolsas mensais. Com isso, o Hemocentro do HU-UEL passa a atender 23 hospitais da 17ª.


Regional de Saúde do Paraná. Só em Londrina são atendidos o próprio HU, Instituto do Câncer de Londrina, Hospital da Zona Norte, Hospital da Zona Sul, Maternidade Municipal e, agora, o Hospital Evangélico.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM 2023

Empresas de Londrina faturaram R$ 130 milhões em negócios com a prefeitura

Imagem de destaque
ABANDONO

Pais reclamam de mato alto dentro de escola municipal da zona norte

Imagem de destaque
CLIMA RUIM

Aumento do salário dos vereadores de Londrina deixa população indignada

Imagem de destaque
APUCARANA

Polícia Civil prende suspeito de assassinato no Jardim Ponta Grossa


No Paraná, segundo o coordenador do Hemocentro do HU da UEL, Fausto Trigo, além de Londrina mais três Hemocentros integram a Rede Hemepar, os de Guarapuava, Cascavel e Maringá, além do Hemocentro coordenador de Curitiba.


A Rede Hemepar é subordinada à Secretaria de Estado da Saúde (SESA).


A doação recebida no Hemocentro do HU atende exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS), em que o paciente não paga nada pelo benefício, mesmo com doenças da coagulação e da hemoglobina e doenças congênitas (hereditárias).


“Os hemocentros são locais de doação de sangue para atendimento de pacientes do SUS, e têm toda a estrutura física, de laboratórios e de profissionais qualificados para oferecer um atendimento seguro”, ressalta Trigo. “O que precisamos agora é a população responder a mais essa demanda e colaborar com
doação de sangue”, conclama.


O Hemocentro Regional fica em prédio anexo ao HU, na Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156. Funciona de segunda a sexta das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30 (Para doar no sábado, é necessário realizar agendamento no site www.saude.pr.gov.br/doacao, não é preciso agendar para doar durante a semana).  Mais informações pelo whats 43 9 9115-3927, ou telefones 43 3371-2218 / 3371-2356.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá