Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hoftalon reduz prazo para cirurgias de catarata de pacientes do SUS

29/02/24 às 12:31 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A cirurgia de catarata é considerada simples, de baixo risco, rápida e indolor. A lesão atinge principalmente o público idoso, mas também pode ser encontrada em pessoas mais jovens e abaixo dos 50 anos de idade. Atualmente, em Londrina e região, mais de 700 pacientes estão autorizados pelo SUS a realizarem exames pré-operatórios e cirurgias de cataratas.

 

O tempo de espera do paciente para a cirurgia após realizar o exame pré-operatório é, em média, 180 dias. Com o objetivo de antecipar este prazo, o Hoftalon, maior prestador de serviços oftalmológicos em Londrina e região, começou a realizar mutirões dois sábados ao mês com chamamentos coletivos. A iniciativa está reduzindo o tempo de espera para um média de 30 a 90 dias. Cerca de 100 pacientes por mês estão sendo chamados para a realização dos procedimentos indicados.

Leia mais:

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos

Imagem de destaque
REMONTAGEM

Tenda externa da UPA Sabará recebe nova estrutura e sistema de climatização

 

A catarata consiste na opacidade do cristalino, responsável pela chegada de luz na retina e formação da imagem. No início, pode apresentar-se como um incômodo ou dificuldade leve de enxergar detalhes, cores ou formatos. Mas, com o passar do tempo, a condição tende a piorar.

 

Para marcar uma consulta com um oftalmologista pelo SUS é preciso estar cadastrado e possuir um número de Cartão Nacional de Saúde (CNS). O paciente deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência e solicitar o agendamento da consulta oftalmológica. A UBS irá fornecer encaminhar o paciente para a realização da consulta.

 

Depois da cirurgia realizada, os cuidados pós-operatórios vão envolver, em geral, medicamentos prescritos como colírios antibióticos e anti-inflamatórios. O paciente não deve realizar esforços físicos durante a recuperação e evitar exposição a telas luminosas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá