Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

HUOP recebe 60 novos pacientes para o Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica

24/03/23 às 17:16 - Escrito por
siga o Tarobá News no Google News!

Na próxima segunda-feira (27), o programa de Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) recebe 60 novos pacientes da 9ª, 10ª e 20ª Regional de Saúde. Essa a primeira reunião do grupo para o ano de 2023 e acontece a partir das 8h30 da manhã no auditório do HUOP.

     

O coordenador do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HUOP, doutor Allan Cézar Faria de Araújo, explica que do número total de pacientes, 30 são de Cascavel, 15 de Foz do Iguaçu e 15 de Toledo, onde cada um teve o encaminhamento para o projeto depois de passar por uma avalição de um profissional em uma unidade básica de saúde da sua região.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM JULHO

Londrina irá implementar Método Wolbachia na tentativa de combater dengue

Imagem de destaque
VEJA COMO USAR

Terminais de Londrina vão disponibilizar internet Wi-Fi para todos os clientes

Imagem de destaque
ESPOSA NA GARUPA

Motociclista morre após ser atropelado por ônibus na zona norte de Londrina

Imagem de destaque
NOVO BOLETIM

Londrina registra mais três mortes por dengue e passa de 16 mil casos confirmados


“Existem formulários específicos mostrando quando há indicação de encaminhamento para o Centro de Referência específico. Esse formulário é encaminhado para a regional de saúde que acaba fazendo a distribuição nos serviços credenciados para a cirurgia bariátrica. Aqui em Cascavel nós temos do Hospital Universitário e um hospital particular que prestam esse serviço. Então, o atendimento do paciente obeso começa na atenção primária, passando pela atenção especializada e hospitalar”, explicou o coordenador do projeto.

     

O paciente ainda deve seguir a linha de cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade no Estado do Paraná. Esse estudo traz diretrizes norteadoras para a organização das ações e dos serviços de saúde, promovendo a atenção integral às pessoas com excesso de peso e aprimorando a assistência à saúde prestada aos cidadãos paranaenses.

     

Segundo doutor Allan Araújo essa linha de cuidado foi aprovada no ano passado e ainda está em implementação em muitos municípios do Paraná. 


“Essa linha de cuidado está efetivamente contemplada em apenas 3% dos municípios do estado. Então, temos muito que trabalhar e o HUOP está fazendo sua parte. Esperamos poder ajudar esses sessenta pacientes e lembrando que todos eles vão participar de todo um programa que vai durar uma média de um a dois anos até chegar à cirurgia bariátrica. Muitos dos pacientes necessitam de orientações, o preparo para o pré-operatório é fundamental para esse paciente e a equipe tem que ter uma boa avaliação para indicar a cirurgia para os pacientes que apresentam os melhores resultados, finaliza Araújo. 


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá