Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Inauguração do Centro de Detenção Provisória de Arapongas será no dia 14

07/12/23 às 07:34 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, anunciou nesta quarta-feira (06) que a inauguração do Centro de Detenção Provisória (CDP) está agendada para o próximo dia 14, às 10 horas. Ainda segundo o prefeito, o evento terá a presença já confirmada do secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, deputados e outras lideranças locais e regionais. “A presença do governador Ratinho Júnior ficou condicionada a uma agenda do presidente Lula, que a princípio deverá estar em Curitiba na mesma data. De qualquer forma, o próprio governador sinalizou que a entrega do CDP é importante para que se possa adequar melhor vários aspectos ligados à segurança pública na região”, afirmou Sérgio Onofre.


A construção do CDP em Arapongas é uma promessa que se arrastou por mais de três décadas. Porém, só em maio de 2021 foi assinada a escritura definitiva da doação do terreno do município ao Estado para a construção da obra. Para que a promessa saísse do papel, foi preciso fazer inúmeras reuniões, com engajamento total do município junto ao governo do Paraná. “Devemos muito ao deputado federal Pedro Lupion e ao deputado estadual Tiago Amaral, que acompanharam cada passo desse processo e fizeram intervenções precisas sempre que, por algum motivo, o projeto sofreu algum tipo de ameaça”, acrescenta Sérgio Onofre.


Construído em terreno de 4,1 mil m2, o prédio tem 1.464 m² de área construída e capacidade para abrigar 136 pessoas, distribuídas em 11 celas para até 12 detentos cada, três células individuais e uma para pessoas com deficiência. O espaço está localizado na Rua Rouxinol, região do Parque Industrial XI. O projeto é composto por um pátio solário, pátio para visitas, sala de aula, oficina de trabalho, enfermaria e duas salas para visitas; quatro guaritas e duas muralhas de cinco metros (muro de isolamento e muro limite). O investimento é de R$ 7,3 milhões.

Leia mais:

Imagem de destaque
QUALIDADE DE VIDA

Mutirão de atendimento realiza entrega de aparelhos auditivos para crianças

Imagem de destaque
EM CAMBÉ

Briga generalizada em colégio estadual termina com um rapaz atirando pro alto

Imagem de destaque
ENTENDA

Estrada da pedreira na zona sul fica interditada por conta das chuvas

Imagem de destaque
VEJA VALORES

IPTU 2024 supera R$ 380 mi em negociações do IPTU 2024 e alcança 74% do total


Como a obra do CDP, os presos que se encontravam em Arapongas já foram removidos para outros presídios e a cadeia pública, localizada há décadas na área central, foi demolida em setembro de 2022.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá