Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Inscrições abertas para 3.007 vagas no Vestibular de inverno da UTFPR

27/03/23 às 13:52 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) abriu nesta segunda-feira, dia 27, o período de inscrições para o Vestibular de Inverno, que oferta 3.007 vagas em 107 cursos. O vestibular volta como opção de ingresso nas graduações da UTFPR após 13 anos.


As inscrições devem ser feitas, até 9 de maio, por meio sistema da banca organizadora, Funtef-PR, com acesso direto pela página do Vestibular UTFPR – www.utfpr.edu.br/vestibular. Durante o processo de inscrição, o candidato deve escolher um curso em primeira e outro em segunda opção e, ainda, optar entre os idiomas espanhol e inglês para as questões de Língua Estrangeira Moderna. O candidato deve, por fim, selecionar uma das três modalidades de concorrência: ampla, cotista ou treineiro.


A taxa de inscrição é de R$ 150. Candidatos que comprovarem não conseguir realizar o pagamento podem solicitar isenção até 12 de abril.

Leia mais:

Imagem de destaque
PROBLEMA GRAVE

Falta de energia atrapalha atendimentos na UBS Ouro Branco nesta segunda-feira

Imagem de destaque
ZONA LESTE

Motociclista de 21 anos fica ferido após colidir na lateral de um carro

Imagem de destaque
DUAS MOTOS E UM CARRO

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BR-369, sentido Ibiporã

Imagem de destaque
ZONA NORTE

Dois motociclistas ficam gravemente feridos após acidente no Jardim Barcelona


As provas serão aplicadas nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. O comprovante de ensalamento estará disponível a partir de 29 de maio, na página do candidato.


De acordo com o edital, haverá uma prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação em língua portuguesa. As duas provas serão aplicadas no mesmo dia, 4 de junho, às 14h, com duração de cinco horas.


Pelo menos metade das 3.007 vagas oferecidas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.


Candidatos que apresentem deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis, como prova ampliada, assistência de ledor/transcritor, uso de computador com leitores de tela, intérprete de libras, leitura labial, acessibilidade e sala com número reduzido de candidatos. Para estes candidatos e para lactantes, será possível solicitar no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.


A data provável para divulgação do resultado do Vestibular de Inverno 2023 é 17 de julho. O candidato será selecionado em apenas uma das opções de curso selecionadas, na primeira opção, caso tenha obtido nota suficiente para classificação, ou na segunda, caso não tenha sido selecionado em sua primeira opção. As aulas do segundo semestre estão previstas para começarem no dia 9 de agosto.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá