Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Inscrições para vagas remanescentes do Curso de Cinema terminam na sexta

11/04/24 às 17:53 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A oficina de Cinema Popular prossegue, até esta sexta-feira (12), com inscrições abertas. O curso, que já está em andamento desde fevereiro deste ano, reabriu inscrições para o preenchimento de 12 vagas que ficaram em aberto. Os interessados que se inscreverem irão entrar nas oficinas teóricas e continuar para os próximos módulos.


O curso é gratuito e destinado a todos os interessados a partir de 16 anos. As aulas, que ocorrem toda terça-feira, às 19h30, na Vila Cultural Alma Brasil (rua Argentina, 693, Vila Brasil), são divididas em três módulos: teórico, técnico e prático, direcionados à capacitação da linguagem cinematográfica a partir da perspectiva do cinema popular. A realização é do Coletivo de Cinema Negro de Londrina (Cocine).


A etapa teórica, que já vem sendo realizada desde fevereiro, vem trabalhando com as concepções fundamentais do cinema, focando no cinema popular e comunitário e abordando temas como o Cinema Negro, Comunicação Popular e Comunitária, e História e Memória. O módulo técnico irá incluir aulas sobre roteiro, direção de fotografia, som, edição e montagem. Já a última etapa será o momento de pôr em prática os conteúdos que foram aprendidos anteriormente, a fim de produzir um material audiovisual para conclusão do curso. As aulas estão sendo ministradas por profissionais do ramo de produção audiovisual, pesquisadores do campo de cinema, da comunicação e da história.

Leia mais:

Imagem de destaque
BRUNO VAGAES

Punição a promotor acusado de violar 101 vezes protetivas da ex é suspensa

Imagem de destaque
QUEDA DE 2,06%

Passagens de ônibus metropolitanos do interior terão redução a partir de maio

Imagem de destaque
SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Prefeitura de Londrina lança campanha do Maio Amarelo com apoio de influenciadores

Imagem de destaque
POLICIAL

Irmão é preso pela DH por suspeita de matar advogado Daniel Honesko em Cascavel


Para o integrante do Coletivo de Cinema de Londrina e assessor de comunicação do projeto, Wellington Victor Pereira da Silva, um dos objetivos da Oficina de Cinema Popular é fomentar a produção e a realização cinematográfica em Londrina, de forma que acesse vários públicos, levando em conta que existe nesse setor uma realidade de desigualdade econômica, social, cultural e, principalmente, de raça e de gênero. “A importância desse projeto está ligada à oportunidade de construir acesso à participação dessas populações, de forma que elas se apropriem da linguagem, das ferramentas e técnicas cinematográficas, para serem agentes de suas próprias narrativas e histórias”, explicou.


Além das aulas do curso, o Coletivo de Cinema Negro de Londrina (Cocine) irá organizar oito sessões cineclubistas com exibição de documentários, longas e curta-metragens, como forma de complemnetar o curso.


Quatro sessões irão ocorrer na Alma Brasil, enquanto as outras quatro serão itinerantes, realizadas em espaços culturais parceiros do projeto, como no Centro Cultural Adecom (Rua Thomaz Fabricio, 108, Conjunto Saltinho) ; no Centro Comunitário Luiz de Sá (Rua Lino Sachetin, 498, Conjunto Luiz de Sá); na Associação Ciranda da Cultura (Rua Vicente Quessada Ágea, sem número, Avelino Vieira); e no Coletivo Ciranda da Paz (Rua nossa senhora do socorro, 436, Jardim Nossa Senhora da Paz).


O curso é uma iniciativa do Cocine e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), via seleção de Projetos independentes de Bolsas para Oficinas Criativas da Fábrica – Rede Popular de Cultura, que integra o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá