Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Irmandade Santa Casa de Londrina completa 88 anos com entrega de reformas

01/03/24 às 15:16 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Irmandade da Santa Casa de Londrina completa 88 anos, entregando para Londrina um hospital totalmente modernizado - a Nova Santa Casa. No dia do aniversário, 01 de março, será inaugurada oficialmente a modernização da Santa Casa, o primeiro hospital do grupo ISCAL. A inauguração será às 17h30, com a presença de autoridades e visita às instalações. Toda a área destinada à assistência aos pacientes foi modernizada, oferecendo mais segurança e bem-estar aos profissionais e pacientes. 


A HISTÓRIA – A ISCAL foi fundada em 1936, por pioneiros de Londrina que sentiram a necessidade de construir um grande hospital para atender à demanda de então. Na época, Londrina, recém-emancipada, contava com o Hospitalzinho de Madeira, com 12 leitos para atender aos desbravadores e suas famílias. A sociedade foi chamada a ajudar em campanhas de arrecadação de fundos para iniciar a construção. Oito anos depois, em 1944, os pioneiros entregavam para Londrina o sonhado grande hospital – a Santa Casa.


Leia mais:

Imagem de destaque
DESMONTAGEM E MONTAGEM

Tenda externa da UPA Sabará recebe nova estrutura e sistema de climatização

Imagem de destaque
SHOWS GRATUITOS

Distrito de São Luiz realiza primeira festa rural no próximo final de semana

Imagem de destaque
E 20 ÓBITOS

Londrina registra mais de 14 mil casos de dengue de acordo com novo boletim

Imagem de destaque
CONFIRA AS DECLARAÇÕES

Mulher que levou idoso morto a banco tem laudo psiquiátrico, diz defesa

Dois anos depois já foi necessário crescer e veio a primeira ampliação do Hospital. Outra ampliação veio na década de 1.950 e assim sucessivamente para acompanhar o desenvolvimento do município. 


A NOVA SANTA CASA: 419 LEITOS – A maior de todas as ampliações – um bloco de 11 pavimentos - está sendo entregue agora em 2024. A obra, realizada com verbas públicas e privada, começou a ser entregue em novembro de 2023 e chega ao final com toda área assistencial do Hospital modernizada. Com as obras de 20 mil m² de área construída, o Hospital passou a uma estrutura de 30 mil m² de área. 


As obras foram executadas com recursos públicos federais através de convênios que somam aproximadamente R$ 40 milhões e recursos privados e de doações de aproximadamente R$ 20 milhões. Os recursos foram investidos para construir novos leitos e espaços para assistência e apoio, revitalizar os anteriormente existentes e equipar. São 419 leitos, divididos entre 326 de internação, 68 de UTI e 25 de observação. Um novo Centro Cirúrgico com 14 salas cirúrgicas e 15 leitos pós cirúrgicos equipados com as mais modernas tecnologias voltadas para a segurança do paciente. 


Entre estas tecnologias, destaca-se o fluxo laminar que funciona como uma cortina de ar que isola o campo cirúrgico e reduz contaminações, e o Robô Da Vinci, que possibilita procedimentos minimamente invasivos, entre outras. O GRUPO -– Outros dois hospitais – o Mater Dei e o Infantil também fazem parte da ISCAL.


Com capacidade para 80 leitos, o Mater Dei é o próximo a ser modernizado, estando em fase de elaboração de projetos para início das reformas. O Hospital Infantil oferece 50 leitos. Entre eles, 20 são de UTI neonatal e pediátrica. 


O Infantil é referência nacional em cirurgias cardíacas pediátricas, além de atuar em outras áreas de alta complexidade como neurocirurgia e ortopedia e traumatologia. Pioneira no ensino técnico em saúde na região, a ISCAL fundou, em 1960, o Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis. São 300 novos profissionais formados todo ano, sendo o curso Técnico em Enfermagem o carro-chefe.


Na especialização, o IEPI-ISCAL (Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação), coordenada as residências médica e multiprofissional. Ressalta-se que a Santa Casa foi hospital-escola dos dois cursos de Medicina de Londrina – da UEL e da PUC. 3ª MAIOR EMPREGADORA - Para atender toda essa estrutura, a ISCAL conta hoje com uma equipe de 1.907 profissionais de várias áreas, o que rendeu o certificado de 3ª Maior Empregadora do Município, concedido pela Codel no final de 2023.


O número ainda deve aumentar, chegando a 2.100 nos próximos meses. O corpo clínico dos hospitais é formado por cerca de 600 médicos de mais de 30 especialidades, que atuam de forma autônoma. Nas residências, são 137 profissionais em especialização ao ano. 


Eles se dividem entre os 13 programas de Residência Médica e cinco áreas da Residência Multiprofissional - todas reconhecidas pelo MEC. MAIS DE 190 MIL ATENDIMENTOS – Juntos, os hospitais da ISCAL realizaram 194.405 atendimentos de média e alta complexidade em 2023. Entre eles, foram 63.092 casos de Urgências e Emergências; 16.348 internações; 11.397 cirurgias. Mais de 80% dos atendimentos são prestados a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). 


Os hospitais da ISCAL são referência para o SUS no Paraná e, em alguns casos, para o Brasil. Integrante das redes de Urgência e Emergência estadual e federal, a Santa Casa é considerada hospital estratégico para o Ministério da Saúde. Único sendo o único no norte do Paraná autorizado a realizar transplantes cardíacos desde 1997. A Santa Casa também realiza transplantes renais. 


Com esta estrutura física e de pessoal, os hospitais da ISCAL são referência para os casos de alta complexidade para 10 regionais de saúde do Paraná, recebendo pacientes de 259 municípios do Brasil, sendo 219 municípios do Estado. “Estamos concretizando o sonho dos pioneiros de termos um grande hospital para atender a todos em Londrina. 


É uma obra de 88 anos, com muitos envolvidos. A sociedade deve continuar apoiando cada vez mais esta entidade sem fins lucrativos que cuida da saúde e da vida com dedicação e amor, seguindo o princípio de misericórdia das Santas Casas”, afirma o superintendente Fahd Haddad.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá