Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Laudo aponta falha em projeto de reservatório rompido em Jataizinho

26/05/23 às 10:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jataizinho divulgou uma nota, expondo o resultado do estudo técnico sobre o que motivou o rompimento de um dos reservatórios de água da cidade no dia 15 de março deste ano. 


O incidente deixou duas famílias desabrigadas. A prefeitura iniciou a perícia para levantar possíveis causas. Após a conclusão das análises, o laudo aponta falha no projeto da obra. O documento apontou que as armaduras indicadas eram insuficientes para o carregamento da estrutura, além de serem menores que as normativas na época. 


Quanto à obra, o laudo aponta que alterações foram feitas na execução e que, aliadas ao uso do concreto de boa resistência, prolongaram a vida útil da estrutura. Segundo o documento, se o projeto fosse seguido na íntegra, a estrutura não suportaria nem mesmo as primeiras cargas. Confira mais detalhes divulgados pela prefeitura: 

Leia mais:

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Homem morre após carro ser esmagado por caminhões na BR-376 em Maringá

Imagem de destaque
ARMADOS

Homens roubam praça de pedágio em Jacarezinho nesta segunda-feira; veja vídeo

Imagem de destaque
PROCESSO OBRIGATÓRIO

Renovação de matrículas para o ano letivo 2024 vai até 24 de maio

Imagem de destaque
CONFIRA!

Sala da Mulher Empreendedora oferece consultoria em Modelagem de Negócios



1)  Falha no projeto: pois as armaduras indicadas eram muito insuficientes para o carregamento da estrutura, além de serem menores que as normativas da época. Os cobrimentos considerados não atenderam o mínimo normativo para a classe de agressividade da estrutura. Além disso, alguns procedimentos executivos favorecem uma redução ainda maior desses cobrimentos, o que acelerou o processo de corrosão nas armaduras.


2)  Execução do projeto: As alterações feitas na execução em relação ao projeto, juntamente com a utilização de um concreto de boa resistência, prolongaram a vida útil da estrutura. Se o projeto tivesse sido seguido na íntegra, com a tampa desligada da parede, o colapso teria se dado nas primeiras cargas.


3)  A ruptura do reservatório se deu na ligação da parede colapsada com a laje e as vigas da tampa do reservatório. As armaduras presentes na ligação da parede com a tampa do reservatório estavam em um estado crítico decorrente da corrosão. Essas barras de aço sofreram corrosão durante anos, com diminuição progressiva da seção resistente, até o momento em que a resistência das barras não foi suficiente para resistir aos esforços solicitantes.


4)  Em relação a identificação das ocorrências citadas nos itens anteriores, o laudo faz a constatação da impossibilidade através de vistoria, na identificação das corrosões nas barras de aço bem como identificar os focos de infiltração das estruturas, relacionando tal situação a parede colapsada ao citado no item 1, que foram prolongados conforme exposto no item 2 do laudo emitido. 


O SAAE Jataizinho, esclarece que o município de Jataizinho mantinha convênio com a Fundação Serviços de Saúde Pública (FSESP), órgão do Governo federal vinculado ao Ministério da Saúde. Com atuação na área de saneamento a FSESP mediante convênio atuava na estruturação dos Serviços Municipais de Saneamento (SAAEs, SAMAEs) com a obtenção de recursos a fundo perdido visando a construção de unidades de abastecimento para garantir o abastecimento de água potável à população. 


O reservatório colapsado na data de 15 de março de 2023, foi projeto do setor de engenharia da FSESP e todos os recursos financeiros envolvidos (materiais e serviços) foram despendidos pelo Órgão Federal, sua projeção e construção se deram nos anos de 1.993 e 1.994. Oportuno esclarecer que o Órgão FSESP foi extinto, posteriormente sendo suas atividades transferidas para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).


O SAAE Jataizinho, vem trabalhando diariamente desde a data do ocorrido,na garantia do pleno fornecimento de água potável e de qualidade a toda a população.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá