Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Maio Laranja conscientiza sobre a violência contra crianças e adolescentes

13/05/23 às 15:31 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Na segunda-feira (15), a Prefeitura de Londrina e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançam a campanha Maio Laranja de 2023. A campanha alude ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído em 18 de maio, e incentiva que a população denuncie agressões físicas, sexuais ou emocionais para os canais Disque 100 ou 125. O lançamento da campanha será às 9h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Londrina, localizada na Rua Governador Parigot de Souza, 311.


Este ano, a campanha Maio Laranja traz o mote “Nem todo esconde-esconde é brincadeira”, já que a maioria dos casos de violência contra o público infantojuvenil ocorre dentro do lar e é cometida por familiares ou pessoas próximas das crianças e adolescentes. Dados da edição 2022 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que, entre os crimes de estupro de vulnerável registrados no país e envolvendo menores de 13 anos de idade, 82,5% foram cometidos por um conhecido da vítima, sendo que sendo que 40,8% eram pais ou padrastos e 37,2% irmãos.


Outro dado indicou que 76,5% dos estupros sofridos por crianças e adolescentes de até 13 anos ocorreram dentro de casa. Só em 2021, o Disque 100 registrou 119,8 mil denúncias de violências contra crianças e adolescentes, sendo 18.681 de violência sexual.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM TIBAGI

Acidente na BR-376 fica interditada após caminhão pegar fogo: veja vídeo

Imagem de destaque
PARA CONSERVAÇÃO

Parques de Londrina são beneficiados com mais de R$ 3 milhões de ICMS Ecológico

Imagem de destaque
APÓS DENÚNCIA

Guarda Municipal prende em flagrante suspeito pelo crime de estupro

Imagem de destaque
NESTE SÁBADO

Hospital de Olhos de Londrina vai atender cerca de 200 crianças em escolas


As peças publicitárias da Campanha Maio Laranja serão exibidas a partir de terça-feira (16), com divulgação em redes sociais, canais de televisão e emissoras de rádio, outdoor e busdoor, nos ônibus do transporte coletivo da cidade.


Após o lançamento, a psicóloga Cristina Fukumori Watarai conduzirá a palestra “A violência contra crianças e adolescentes: possibilidades e desafios do trabalho em rede”. Watarai atua no Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) de Londrina, e é coautora dos livros que integram o Projeto Tartanina, voltado ao público infantil e que visa a prevenção e proteção do abuso sexual.


Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Magali Batista de Almeida, a iniciativa pretende não só divulgar os canais para formalização de denúncias, mas também informar e orientar a população. “Temos observado um número alto de denúncias que chegam via Conselho Tutelar ou por meio da Coordenadoria de Mediação e Ação Intersetorial, da Secretaria Municipal de Educação. E, por isso, vimos a necessidade de alertar a população em geral”, afirmou.


Além do abuso sexual e a exploração infantil, que possuem um enfoque maior no Maio Laranja, outros tipos de violência também são violações dos direitos das crianças e adolescentes. Agressão física, surras, ofensas e xingamentos, humilhação, negligência física ou emocional são alguns dos exemplos. “Com essa campanha queremos conscientizar a sociedade, informando o que é e como se dá uma violência contra criança. Essas violências geram consequências físicas e emocionais que perduram para o resto da vida, e é preciso estar atento aos sinais e denunciar”, acrescentou Almeida.


Em Londrina, são disponibilizadas cinco unidades setoriais do Conselho Tutelar. Além do telefone 125, a comunidade pode entrar em contato diretamente com a unidade mais próxima, por telefone ou presencialmente. A lista de endereços pode ser conferida no Portal da Prefeitura. E em âmbito nacional, o Disque Direitos Humanos – 100 é o canal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos que também recebe denúncias de violações de direitos das crianças e adolescentes.


Ato Público – No próximo sábado (20), o CMDCA realiza o Ato Público de Combate à Violência Sexual contra crianças e adolescentes. A atividade inicia às 8h, com ponto de concentração em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, no Calçadão, e a caminhada seguirá até a Concha Acústica, na Praça 1° de Maio.


Está prevista a participação de diversas entidades, órgãos e serviços voltados à proteção dos direitos da criança. A programação inclui apresentações culturais, manifestações e ações lúdicas para sensibilizar a comunidade sobre o Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá