Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Medicamentos à base de canabidiol poderão ser oferecidos pelo SUS no Paraná

28/02/24 às 21:48 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Paraná vai iniciar a regulamentação de medicamentos à base de canabidiol. Com os registros junto à Anvisa, a Secretaria Estadual de Saúde poderá oferecer os tratamentos através do SUS (Sistema Único de Saúde), o que será um alívio muitas famílias.

 

A Maria Eduarda faz tratamento com o canabidiol há um ano. Com apenas três meses de vida, a pequena foi diagnosticada com a síndrome de West, que causa crises epiléticas frequentes. Mas graças ao novo tratamento, as crises diminuíram e a menina tem mais qualidade de vida. “A mudança veio após uns 60 dias de uso. Ela tinha até 10 crises por dia, hoje apenas uma, e mais leve”, explicou o pai de Eduarda, Rosildo Dias dos Santos.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Mãe e filho ficam feridos em acidente entre carro e moto na Henrique Mansano

Imagem de destaque
MEMBRO DO PCC

Londrinense é morto em Ciudad del Este durante confronto com a polícia

Imagem de destaque
SUSTO

Carro apresenta problemas mecânicos e fica completamente destruído na BR-369

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Mulher tem cabelo arrancado pelo companheiro ao apanhar por ciúmes de rede social

 

O problema é o custo do tratamento. A família gasta cerca de R$ 2,4 mil por mês com o medicamento, uma realidade que está prestes a mudar.

 

O governo do estado trabalha para regulamentar o acesso a medicamentos à base de canabidiol para o tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde. A regulamentação, além de dar segurança aos pacientes que são tratadas pelas substâncias, também minimiza os impactos financeiros com a compra dos medicamentos e ações judiciais que afetam o orçamento público.

 

Conforme os medicamentos forem registrados junto à Anvisa, a Secretaria Estadual de Saúde poderá oferece-los através do SUS. Segundo a advogada Nilza Sacoman, será necessário ainda que o paciente faça a comprovação da eficácia dos medicamentos para sua saúde. “Para ter acesso ao medicamento terá que ter um relatório médio informando a necessidade do uso, a eficácia e demonstrando que outros tratamentos não foram eficazes.”

 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá