Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Milhares de visitantes passarão nos cemitérios no fim de semana do Dia das Mães

10/05/24 às 19:15 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Uma das datas do ano que mais leva pessoas aos cemitérios de Londrina, o Dia das Mães, celebrado neste domingo (12), terá milhares de visitantes circulando pelas 13 unidades municipais localizadas nas áreas urbana e rural. Tradicionalmente, em média, entre 40 e 50 mil pessoas passam por esses espaços públicos no dia comemorativo, prestando homenagens aos seus entes queridos.


A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), que faz a manutenção permanente em cada um dos cemitérios do município ao longo de todo o ano, executou alguns trabalhos ampliados nas últimas semanas. Essas ações foram realizadas devido ao aumento significativo no número de visitantes para este fim de semana.


Devido ao fato de muitas famílias realizarem nesse período limpezas, reparos e reformas autônomas em jazigos, aumentando a geração de resíduos, lixos e materiais, a Acesf faz o chamado ‘pente fino’ para deixar os locais adequados e preparados para o grande fluxo.

Leia mais:

Imagem de destaque
NO ESCURO

Moradores do Flores do Campo ficam na bronca com falta de energia há oito dias

Imagem de destaque
PROCESSO DISCIPLINAR

Policial Penal é suspenso por falha na segurança em fuga de detendo em Londrina

Imagem de destaque
GRANDES PROPORÇÕES

Incêndio atinge barracão da Polícia Civil na zona oeste de Londrina

Imagem de destaque
CRUELDADE

Mulher é presa por agredir mãe idosa em Ponta Grossa; Entenda o caso


Todos os cemitérios passaram por uma intensificação na limpeza, roçagem, capina, dedetização, pinturas, reparos e manutenções pontuais. Houve a limpeza geral dos espaços, lavagem das áreas de circulação interna, entrada e entorno, varrição, remoção de resíduos, lixo e materiais como galhos e folhas, entre outras ações. Alguns poucos serviços pontuais ainda estão sendo finalizados pelas equipes da Acesf.


As famílias que ainda desejam fazer manutenção, limpeza e reformas de jazigos podem realizar os trabalhos até, no máximo, sábado (11), devendo respeitar os horários de atendimento dos cemitérios e cumprindo as regras da Acesf. Assim, é necessário já ter obtido autorização do órgão até hoje (10), quando se trata de obras de ampliação, reforma, revestimento ou construção.


Os 13 cemitérios de Londrina – cinco na área urbana e oito na rural – são o São Pedro e João XXIII, ambos na região central; Padre Anchieta e São Paulo (leste); Jardim da Saudade (norte); e os distritais de Heimtal, Irerê, Paiquerê, Warta, São Luiz, Maravilha, Guaravera e Lerroville.


No Dia das Mães, 12 de maio, cerca de 30 servidores trabalharão nos cemitérios para orientar o público presente, entre servidores próprios dos cemitérios e alguns servidores do setor administrativo da Acesf. Neste domingo, eles prestarão auxílio nas áreas de entrada de todos os cemitérios municipais com tambores para o descarte de embalagens plásticas e outras, advindas de produtos como vasos de flores e velas. A entrada de flores artificiais é proibida pelo órgão. Os funcionários também orientarão sobre a localização de jazigos.


O superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, destacou que os cuidados com os cemitérios municipais são feitos regularmente pelo órgão, mantendo os espaços sempre limpos e adequados, com uma atenção especial em datas de maior movimento como o Dia de Finados e o Dia das Mães, entre outras. “Os trabalhadores da Acesf sempre estão na ativa, cuidando desses espaços públicos da melhor forma. Nós reforçamos os serviços, claro, devido ao natural e grande crescimento de público nesses dias de feriados ou datas de celebração. É um zelo a mais que temos para deixar os locais mais bonitos e tranquilos para tantos visitantes. Nossos funcionários estarão presentes e oferecendo o suporte necessário no domingo. Todos poderão prestar suas homenagens com conforto, segurança e tranquilidade”, afirmou.


O diretor técnico da Acesf, Ademir Gervásio, reforçou ao público que visitará os cemitérios a importância de utilizar corretamente os vasos e outros itens, retirando as embalagens plásticas e depositando-as nos locais indicados. “Sempre frisamos isso, para que as pessoas não levem flores artificiais, que não são permitidas, e cuidem da limpeza dos túmulos visitados. Isso colabora muito com a limpeza dos locais e evita a produção de materiais e criadouros do mosquito da dengue, por exemplo. A expectativa é que tenhamos ambientes tranquilos para todos fazerem suas visitas e prestar as homenagens sem transtornos”, comentou.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá