Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Moradores da Região Sul aguardam ansiosos pela nova ponte do Rio Quati

26/03/24 às 13:07 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma obra esperada há muitos anos por parte dos moradores da região sul da cidade, mais especificamente do bairro XIV de Novembro, vai sair do papel. A construção da nova ponte sobre o Rio Quati é mais um nó desatado pelo Governo Municipal.


A ponte atual foi inaugurada no dia 14 de novembro de 1967 e é insuficiente para dar vazão às águas do rio que triplicam de volume com a ocorrência de chuvas, provocando o transbordamento e o consequente alagamento das vias.


Na época de sua construção não foi previsto o crescimento de Cascavel e a consequente impermeabilização do solo, que com o tempo transformou-se em um agravante para a situação.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFIRA

Clube das Mães unidas divulga 21 cursos profissionalizantes para o mês de maio

Imagem de destaque
BICHOS E DENGUE

Pais estão preocupados com mato alto em escolas municipais de Londrina

Imagem de destaque
REDUZIR ESPERA

Mutirão do INSS em Londrina atenderá 1.500 pessoas neste final de semana

Imagem de destaque
NOVA REMESSA

Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná


Levantamento de dimensionamento hidrológico recente, feito pelo Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), apontou que a capacidade da ponte atual é de 12,50% da vazão projetada. Por isso, o Rio Quati neste ponto específico transborda sobre a pista de rolamento em ocasiões de chuvas intensas. O levantamento apontou ainda que a ponte existente tem largura de 4 metros por 2,90 m de altura.


Nova ponte


O projeto apresentado durante escola de Governo do IPC, no último dia 18, e contratado junto ao Fonplata, prevê a construção de uma ponte com largura de 16,70 m por 3,75 m de altura. Ainda pelo projeto, devido ao subleito rochoso do córrego, para a execução da nova ponte, a rua Souza Naves terá de ser aterrada, para que a mesma tenha maior altura do que a atual.


“Essa obra envolve o alargamento da Souza Naves Sul desde a BR-277 até a Rua General Emilio Lucio Esteves e um binário com a Rua Elio Willy Fault, com a implantação de uma nova ponte para evitar os transbordamentos do Rio Quati. Inicialmente, nesta primeira etapa os investimentos chegarão a R$ 6.507.000,00, o valor máximo da licitação, e o prazo de execução é de 180 dias”, explicou o presidente do IPC, Tales Riedi Guilherme.


A Rua Souza Naves Sul é uma importante via da Cidade de Cascavel, ligando a região Sul à região Central. Esta via se destaca pelo intenso tráfego de veículos, tanto de passeio quanto veículos pesados, devida a presença de muitas indústrias no local. Estas características tornam o trajeto lento e ineficiente, principalmente nos horários de pico.


"Como a Rua Souza Naves Sul é uma via simples, com duas pistas de rolamento de sentido contrário, além de ter uma alça de acesso na BR-277, e também acesso aos Bairros XIV de Novembro e Santa Felicidade, acaba se tornando um grande ponto de conflito", explicou o engenheiro do IPC, Jeferson Valcanover.


O projeto


O Projeto da nova ponte e alargamento da rua Souza Naves Sul, no bairro XIV de Novembro, será executado em duas fases. A primeira fase compreende, além da nova ponte, a construção de quatro faixas de rolamento na rua Souza Naves Sul, duas por sentido, além de ciclovia e calçadas dos dois lados da via. O semáforo existente será eliminado, proibindo-se as conversões à esquerda no viaduto.

Para a 2ª fase da obra, o projeto prevê a construção de novo viaduto sobre a BR 277, contemplando as novas faixas de rolamento criadas na rua Souza Naves Sul. A princípio, a obra do novo viaduto será deixado para a Concessionária que assumirá a BR 277.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá