Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MP ouve vereadores de Jataizinho que votaram aumento da praia nesta quinta-feira

16/02/23 às 13:12 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público (MP), através da Promotoria do Patrimônio Público, ouve na tarde desta quinta-feira (16), em Ibiporã, os dois vereadores de Jataizinho envolvidos na polêmica do voto do aumento dos salários, enquanto estavam na praia. O caso ocorreu no mês passado e gerou um inquérito civil.


A investigação busca responder a perguntas como qual a normativa que permitiu a dispensa de sessões presenciais; qual o fundamento da Casa que autorizou os vereadores votassem à distância; qual a motivação para a realização de sessões extraordinárias, já que eles estavam em recesso; qual a urgência e interesse público da sessão em específico.


O caso

Leia mais:

Imagem de destaque
ZONA SUL

Tarobá No Seu Bairro leva diversão e informação para o Conjunto Cafezal

Imagem de destaque
PÁSCOA CHEGANDO

Produção de ovos de Páscoa garante renda extra a quem trabalha com doces

Imagem de destaque
COMBATE AO CRIME

Operação Vida Nos Bairros integra forças de segurança em regiões de Londrina

Imagem de destaque
MUTIRÃO

Prefeitura de Londrina inicia vacinação contra a gripe para novos grupos prioritários


A Câmara de Jataizinho convocou os vereadores para duas sessões extraordinárias, que duraram 22 minutos. O motivo foi a votação do aumento dos próprios salários. A proposta foi aprovada e o reajuste de quase 6% elevou os pagamentos dos parlamentares a R$ 5.470 reais mensais. 


O que chamou atenção da população foi o fato de que os vereadores Bruno Barbosa da Silva (Cidadania) e Antônio Brandão (PDT) participaram de forma remota das sessões e aprovaram o aumento das areias da praia de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, sentados debaixo de um guarda-sol.

 

Durante as sessões, também foram aprovados aumentos para o presidente da câmara, secretários municipais, prefeito e vice. Além do reajuste para servidores efetivos e comissionados da Prefeitura e do legislativo.

 

A situação gerou indignação popular e os dois parlamentares se defenderam por nota, afirmando que não consideraram ilegal ou imoral a participação da sessão à distância.

 

O diretor da Câmara de Vereadores de Jataizinho, Sandro Fidelis, informou que as sessões online passaram a ser realizadas em 2020, por conta da pandemia. Atualmente, seria uma exceção à regra.

 

O partido PDT do Paraná informou que repreende o ato e que abriu processo administrativo para suspender a filiação de Antônio Brandão. Já o Cidadania, partido de Bruno Barbosa da Silva, informou que a ação não foi adequada, no entanto, não se sabe se ele responde à processo administrativo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá