Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Na tentativa de reduzir fila do SUS, Londrina entrega 200 aparelhos auditivos

14/03/24 às 19:46 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Na manhã desta quinta-feira (14), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a mais uma etapa dos Mutirões de Saúde Auditiva, realizados em parceria com o Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES), entidade credenciada ao Município. Foram entregues cerca de 200 aparelhos auditivos, de um total de 656 aparelhos que devem ser entregues nesta quinta etapa iniciada hoje.


Os 456 aparelhos que ainda serão entregues nesta etapa já estão direcionados para pacientes que realizaram seus exames, após terem se queixado de alguma perda auditiva na Unidade Básica de Saúde (UBS) e foram encaminhadas para uma avaliação especializada no ILES. Esta etapa, a quinta, terá investimento de cerca de R$ 1,2 milhão, com recursos próprios do Município, entre exames e entrega de aparelhos.


Essa iniciativa possibilita que, atualmente, o município não tenha mais filas de exames e para espera de aparelhos auditivos, algo inédito em 20 anos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o valor do aparelho comprado de forma particular é alto e inviável para os pacientes atendidos pela Prefeitura. “O Município de Londrina vem investindo muitos recursos e a gente teve condições de zerar a fila para quem aguardava um aparelho auditivo. Hoje entregamos várias próteses auditivas para a comunidade. Trata-se de um aparelho que tem custo muito alto, chegando até R$ 10 mil, e isso é muito fora da realidade para a grande maioria das pessoas. Então, o investimento é pesado para que possamos levar mais qualidade de vida e autonomia para essas pessoas”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
NO DIA 4 DE MAIO

Entidades de Apucarana planejam ações no trânsito durante o “Maio Amarelo”

Imagem de destaque
RISCO DE ACIDENTES

Mato alto atrapalha visibilidade de motoristas na marginal da PR-445 em Cambé

Imagem de destaque
FISCALIZAÇÃO

Donos não conseguem regularizar chácaras e podem receber multas milionárias

Imagem de destaque
MULHER MORREU

Motorista que fugiu após acidente na Estrada da Perobinha presta depoimento


A presidente do Iles, Tirza Hirata, enfatizou que a parceira com a Prefeitura, na gestão atual, permite que a fila esteja em dia, acelerando muito o processo de viabilização de exames e entrega dos aparelhos. “Um exemplo disso são pessoas que entraram com pedido no SUS para exames em janeiro deste ano e, na sequência, foram encaminhados para receber o aparelho de amplificação sonora já na data de hoje. Ressaltamos que, no passado, esse tempo de espera entre o pedido e o resultado final durava mais de um ano” destacou.


Hirata acrescentou que a agilidade no atendimento traz melhoria significativa na qualidade de vida das pessoas. “Ao disponibilizar serviços especializados de forma mais acessível, o SUS, a Prefeitura de Londrina e o Iles demonstram seu compromisso com a promoção da saúde auditiva e com a inclusão social, garantindo que mais pessoas tenham acesso a tratamentos essenciais para sua saúde”, concluiu.

Fases do mutirão – O mutirão de Saúde Auditiva realizado pela Prefeitura de Londrina tem início na consulta do paciente com especialistas, mediante o encaminhamento feito pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS). Em seguida, o paciente passa por exames e avaliações, como a audiometria e o BERA, que diagnosticam se há perda auditiva e em que grau, dentre outras informações necessárias para o diagnóstico.


Para confirmar se o paciente tem necessidade de utilizar uma prótese auditiva, há o envolvimento de uma equipe multiprofissional, composta principalmente por otorrino, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo. Assim que essa confirmação é feita, a Secretaria Municipal de Saúde avalia, caso a caso, qual é a prioridade que o atendimento deve obter, mediante critérios como idade, condição de saúde e presença de outras deficiências, entre outros itens. Hoje, com o fim da fila de espera para exames, todo esse processo é feito em cerca de quatro meses.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá