Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Oficina de compostagem doméstica mostra alternativa para destinação de resíduos orgânicos

27/10/21 às 15:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O resíduo orgânico que é produzido todos os dias pela população pode ter diversas utilidades e não apenas ser despejado de volta à natureza. Uma das formas alternativas de destinação foi apresentada nesta quarta-feira, 27, com uma oficina que ensinou a construir uma composteira doméstica, que pode ser facilmente replicada pela comunidade em qualquer local.

Muito além de uma aula prática para a criação do material, a oficina de compostagem também serviu para apresentar conceitos amplos de reciclagem para o público presente, composto por educadores, membros de projetos sociais e interessados por prática ambientais.

Segundo o engenheiro agrônomo Edimar Silveira, que ministrou a oficina, é preciso mudar toda a forma de pensar antes de iniciar qualquer trabalho que envolva o meio ambiente e a sustentabilidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM JULHO

Londrina irá implementar Método Wolbachia na tentativa de combater dengue

Imagem de destaque
VEJA COMO USAR

Terminais de Londrina vão disponibilizar internet Wi-Fi para todos os clientes

Imagem de destaque
ESPOSA NA GARUPA

Motociclista morre após ser atropelado por ônibus na zona norte de Londrina

Imagem de destaque
NOVO BOLETIM

Londrina registra mais três mortes por dengue e passa de 16 mil casos confirmados

“Antes de apenas pensarmos em reciclar todo o lixo que produzimos, devemos pensar em como não produzi-lo. Não se trata de uma mudança brusca, mas de um trabalho que deve ser iniciado ao poucos, tentando evitar produtos que usem muito plástico, diminuir a compra de embalagens e trocar industrializados por orgânicos. Com o passar do tempo, isso te faz economizar dinheiro e promove mais saúde”, afirmou Edimar.

A ação integrou a programação da Semana Lixo Zero, coordenada pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As atividades começaram no dia 22 de outubro, realizadas simultaneamente em toda a América Latina.  

“Estamos trabalhando essa sensibilização das pessoas sobre a gestão dos resíduos. Realizamos um trabalho importante de valorização dos resíduos, mas queremos criar um ambiente possível onde a produção seja cada vez menor”, frisou Roseli Barquez, chefe da Divisão de Educação Ambiental.

Aplicação para a comunidade

Aos 60 anos, Dona Maria Helena chegou à oficina com caderno e caneta em mãos para anotar tudo que gostaria de saber, e com um balde para colocar a mão na massa e montar a própria composteira.

Junto com membros da igreja que frequenta, ela cultiva uma horta comunitária com mais de 60 tipos de legumes e verduras, para onde destina todo o alimento colhido para montar cestas básicas e doar às famílias carentes, por meio do projeto social Amigos, no Portal da Foz.

“Nunca tinha plantado nada com grande quantidade antes de me aposentar, então estou estudando o máximo que posso, procuro um pouquinho em cada canto, assim aprendo mais”, disse a aposentada.

O conhecimento também será replicado pela professora da Apae, Adenilza Santos, responsável pelo trabalho ambiental da escola, com as hortas e a jardinagem.

“A nossa intenção é futuramente criar uma horta comunitária, envolvendo os alunos e os pais, além de interessados da comunidade. Eu quero aprender o passo a passo da construção de uma composteira aqui e ensiná-los lá, para que façam em casa também”, afirmou Adenilza.  

Elizabete Carvalho, coordenadora do Clube de Mães São Lucas, no Jardim São Luiz, contou que foi para a oficina aprender sobre a compostagem, mas saiu com uma carga de conhecimento ainda maior.

“O que o professor ensinou sobre alimentação, cultivo e respeito à natureza foi muito bom, porque eu posso mostrar como é importante preservar o meio ambiente dando esses exemplos”, disse Elizabete.


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá