Cidade

Operação Pasteiros: seis são denunciados por dois crimes em Cornélio Procópio

27 ago 2021 às 07:38

Seis pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público por crimes como associação criminosa e falsidade ideológica em Cornélio Procópio.

De acordo com as investigações, os denunciados formaram uma associação criminosa para criar diferentes pessoas jurídicas do ramo de materiais de escritório, papelaria e material escolar e de material de informática, equipamentos e suprimentos. As empresas eram registradas em nome de 'laranjas' mas, na realidade, pertenciam ao mesmo dono. Segundo o MP isso configura o crime de falsidade ideológica, previsto no Código Penal brasileiro.

Os fatos investigados foram identificados durante as apurações da Operação Pasteiros, deflagrada pelo MP em dezembro de 2020. Durante a operação foram investigadas possíveis fraudes a licitações em municípios no Paraná, incluindo Cornélio Procópio. A denúncia tramita na Vara Criminal de Cornélio Procópio.

Outras denúncias
Em maio deste ano, o MP já tinha oferecido denúncia no âmbito da Operação Pasteiros.

Na primeira, foram denunciadas 24 pessoas e pedido o ressarcimento de R$ 766.262,37, e na segunda são 19 denunciados, além da solicitação do ressarcimento de R$ 102.743,34. Ambas as denúncias foram pelos crimes de associação criminosa e fraudes a licitações.

Os atos ilícitos teriam ocorrido nas prefeituras dos Municípios de Abatiá, Andirá, Assaí, Dois Córregos, Florestópolis, Mandaguaçu, Prado Ferreira, Santa Amélia, Sertaneja e Uraí, todos no Paraná, além de Buritama, em São Paulo.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá