Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná começa a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

08/12/23 às 20:50 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Paraná deu início à confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN)O novo modelo segue um padrão único, com numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF), que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. 


A mudança visa substituir os registros gerais, que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, cada um com numeração diferente. A iniciativa traz mais segurança à população, já que reduz a possibilidade de fraudes.


A CIN possui validade de 10 anos. O modelo antigo vai sair de circulação até 2032, sem necessidade de quem já possui o documento emitir um novo.

Leia mais:

Imagem de destaque
APÓS UM ANO

Governador sanciona lei que reestabelece cartórios distritais em Londrina

Imagem de destaque
VILA RICARDO

PCPR aguarda exames complementares para concluir inquérito de homicídio

Imagem de destaque
R$ 915 MIL

Construtora da Trincheira ainda não quitou multa aplicada pela prefeitura

Imagem de destaque
POSSÍVEL HOMICÍDIO

Corpo encontrado em mata na zona norte é identificado após dois dias


A novidade é uma parceria da PCPR com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que auxiliou na implantação do novo serviço para a produção do documento. A CIN possui versões impressa e digital, que pode ser acessada pelo aplicativo gov.br.


“A iniciativa é uma forma tecnológica de contribuir para a identificação civil e para a prevenção e investigação de crimes, já que o modelo contém um único número, trazendo praticidade e segurança ao cidadão”, afirma o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.


De acordo com o chefe do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto, o Paraná foi um dos primeiros estados a dar início à emissão do novo modelo. “É um trabalho ininterrupto dos nossos policiais com a equipe de tecnologia do Estado. Com essa adaptação estamos cumprindo a lei que determina que os estados se adequem ao novo sistema até janeiro de 2024. Então, fizemos isso de forma antecipada, terminando o ano com o lançamento da novidade”, completa.


Para o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mário Goes, este é o primeiro evento de outros que terão a confecção do novo documento. “A edição do PCPR na Ilha do Mel marca o início de uma nova era na identificação civil. A partir de agora todos as carteiras de identidade serão feitas no novo padrão, tanto em nossos eventos como em todos os postos de identificação”, afirma.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá