Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pato Branco confirma caso de Chikungunya e apresenta medidas de enfrentamento

02/02/23 às 12:42 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

A Vigilância em Saúde de Pato Branco confirmou nessa quarta-feira(1) o primeiro caso autóctone (contaminação no próprio município) de Chikungunya diagnosticado no Paraná. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, 35 anos, sem comorbidades.

 

A partir de laudo emitido pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), a paciente, cujos sintomas iniciais apresentados foram dores nas articulações, mal-estar e lesões na pele (coceira e vermelhidão), segue sendo acompanhada pela Equipe de Atenção Primária. Já está fora do período de incubação do vírus (1 a 12 dias) e de risco. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MISTÉRIO

Esquadrão antibombas explode artefato deixado na Avenida Celso Garcia

Imagem de destaque
VALORIZANDO TRADIÇÕES

Apucarana participa da 2ª Exposição Riquezas do Vale do Ivaí, em Lunardelli

Imagem de destaque
CONVERSÃO PROIBIDA

Motoristas ficam feridos em acidente na Rodovia Mabio Gonçalves Palhano

Imagem de destaque
ESTRUTURA DANIFICADA

Pontes do Igapó II são interditadas após Defesa Civil apontar risco de acidente


A transmissão ocorre no período de dois dias antes do início dos sintomas até o décimo dia.


Toda região da vizinhança da paciente contaminada, moradora da área central do município, bem como o local de trabalho da mesma, no município de Itapejara D´Oeste e seus familiares estão sendo monitorados para evitar a propagação da doença. 


Não há confirmação do local de ocorrência da doença pelo fato da paciente estar em trânsito diariamente. 

 

A Secretaria de Saúde tomou as medidas a partir do plano de contingência já elaborado, busca ativa, e maiores cuidados em relação à sintomatologia durante os atendimentos nas unidades de saúde. Além, da delimitação de foco (bloqueio), além de controle e análise por meio dos agentes de que estão em alerta na eliminação de possíveis criadouros.


A estratégia busca enfatizar as medidas preventivas e preparo para atendimento à população no caso de aumento de diagnósticos.

 

“É essencial que as pessoas se conscientizem e busquem eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pelas doenças Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Buscar o suporte dos profissionais de saúde também é fundamental para afastar ou confirmar a patologia e buscar tratamento”, reforça a Secretaria de Saúde, Liliam Brandalise.

 

Foi diagnosticada quantidade relevante de casos da doença no Paraguai, próximo à fronteira com o Brasil. “Sabemos que o fluxo de pato-branquenses naquela região é grande e recorrente, por isso é preciso atentar e reforçar os cuidados já conhecidos como uso de repelente. Ao apresentar qualquer sintoma, a orientação é que se busque o atendimento”, explica o Diretor da Vigilância em Saúde, Rodrigo Bertol.

 

Enfrentamento

 

A Secretaria de Meio Ambiente também está em alerta e passa a realizar mutirão com coleta na área próxima à residência da paciente, a fim de evitar mais contágios. Os agentes também estarão circulando para orientação dos moradores na retirada de entulhos e destinação correta de resíduos. 

 

Chikungunya

 

A Chikungunya é uma virose e apresenta sintomas semelhantes à Dengue, diferindo em relação à evolução, podendo se tornar uma doença crônica em cerca de 50% dos pacientes. As dores articulares, que se apresentam de forma mais grave que nos casos de Dengue podem persistir, gerando sequelas e outras complicações posteriores. 

 

Os principais sintomas são: febre alta de início súbito, dores articulares, podendo apresentar cefaleia, prurido e lesões pelo corpo por cerca de sete dias.


Confira mais detalhes na reportagem exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição:


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá