Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura adere a iniciativa nacional para aperfeiçoar a transparência na gestão

04/08/21 às 21:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com o objetivo de aprimorar ainda mais a transparência na administração municipal, fomentando a eficiência na gestão, a Prefeitura de Londrina aderiu ao programa Time Brasil, da Controladoria-Geral da União (CGU). O convite para que o Município participasse da iniciativa veio da própria CGU que, em 2019, reformulou o programa, anteriormente chamado de “Pacto”. 

Baseado em três eixos principais – transparência, integridade administrativa e participação social – o Time Brasil oferece apoio para a implementação, por instituições governamentais, de boas práticas administrativas. Essas medidas incluem o incentivo à publicação de dados em formato aberto pelos entes federados; a capacitação de servidores públicos para que atuem como agentes para a adoção de uma cultura de transparência; o fomento ao trabalho dos conselhos de políticas públicas; e o fortalecimento dos controles internos da administração pública, entre outras ações.

Em vista do interesse da gestão, a Controladoria-Geral do Município (CGM) iniciou os procedimentos para a adesão, implantando um grupo de trabalho formado por integrantes da CGM e da Secretaria Municipal de Governo (SGM). Essa equipe preencheu um formulário de auto-avaliação do Município e, com base neste documento, elaborou um plano de trabalho e o termo de adesão, que foi assinado pelo prefeito Marcelo Belinati. O documento já foi enviado à Controladoria-Geral da União e, a partir de agora, a Prefeitura tem o prazo de dois anos para implementar as ações previstas. Para isso, contará com um grupo de trabalho multissetorial, formado por representantes de diversos órgãos e secretarias municipais. Nesta quarta-feira (4), foi realizada uma reunião para definir os próximos passos da iniciativa.

Leia mais:

Imagem de destaque
FURTO DE FIOS

Furto de fios deixa praça Getúlio Vargas no escuro em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

PRF apreende cerca de 160Kg de maconha em Guarapuava

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil deflagra Operação Saturação na região norte de Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Farmácia é alvo de arrombamento durante a madrugada no bairro Coqueiral

De acordo com o controlador-geral do Município, Newton Hideki Tanimura, além de contar com a colaboração da CGU, a Prefeitura poderá estabelecer parcerias com outras instituições importantes para o cumprimento das metas do programa Time Brasil. “É uma iniciativa muito significativa, porque Londrina é a segunda maior cidade do estado, um município de grande complexidade que serve de exemplo para outros. Por isso, o apoio de uma entidade federal como a CGU, que tem expertise em temas como a transparência e integridade, pode gerar um impacto social bastante positivo”, afirmou.

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, salientou que a adesão à iniciativa soma-se aos esforços que a gestão municipal vem empreendendo para promover a eficiência e a transparência. “Esse é mais um passo que a Prefeitura de Londrina dá no sentido de poder se aprimorar cada vez mais. Por meio do Time Brasil, novas oportunidades surgirão para aperfeiçoar a transparência e o compliance, bem como a melhoria dos processos para que não haja corrupção”, pontuou.

Avanços – A participação do Município no programa Time Brasil está alinhada a outras ações da gestão, voltadas a ampliar cada vez mais a transparência e a eficiência administrativa. Em março de 2021, a Prefeitura de Londrina foi avaliada como a Mais Transparente do Brasil, recebendo nota 10 na Escala Brasil Transparente 360º (EBT), da Controladoria-Geral da União (CGU).

A conquista é resultado de um conjunto de esforços executados por todas as secretarias municipais e órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Londrina. Essas ações incluem a criação e consolidação de diversos mecanismos voltados à transparência, por órgãos como a Controladoria-Geral, Ouvidoria-Geral, Secretaria Municipal de Governo e Secretaria Municipal de Gestão Pública, entre outros.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá