Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura divulga bolsas de estudo integrais para cursos em Londres

29/02/24 às 22:09 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Governo (SMG), está divulgando uma iniciativa da University College London (UCL), do Reino Unido, em parceria com a Telles Foundation, que oferece bolsas de estudo integrais para jovens brasileiros.


Os benefícios são voltados aos alunos de baixa renda que desejam estudar cursos de graduação em Engenharia Elétrica ou Eletrônica, em Londres, com duração de três anos. Os interessados de todo o país podem se inscrever até o dia 12 de abril de 2024, com o início das aulas previsto para setembro deste ano. Para fazer a inscrição, é necessário acessar os formulários constantes deste link.


É importante destacar que as aulas dos cursos são ministradas em inglês, e os candidatos devem demonstrar proficiência nesse idioma por meio de certificados de testes oficiais como o IELTS e o Pearson, obtidos após setembro de 2022. Além disso, os estudantes interessados devem atender aos critérios de renda estabelecidos pela seleção e ter concluído o Ensino Médio nos últimos dois anos, com média geral de, no mínimo, 8. Confira todos os requisitos aqui.

Leia mais:

Imagem de destaque
"GERAÇÃO DO ESQUECIMENTO?"

Livro de Vinícius Gomes mostra os desafios de compreender adolescentes de hoje

Imagem de destaque
ESTOQUES BAIXOS

Municípios da região registram falta de doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
VEJA VÍDEO

Homem é condenado por maus-tratos após dançar sobre cavalo em Campo Mourão

Imagem de destaque
PRÓXIMA SEGUNDA

CMTU credencia ambulantes para a venda em cemitérios no Dia das Mães


Entre outros benefícios, as bolsas destinarão 20 mil libras por ano para cobrir os custos de vida, 1.500 libras referentes aos custos de viagem e 1.500 libras para despesas com materiais, no primeiro ano.


A divulgação da iniciativa foi solicitada à Prefeitura de Londrina pelo Consulado-Geral do Reino Unido no Brasil, com quem o Município mantém um Memorando de Entendimento. Além disso, Londrina mantém relações estreitas com instituições de ensino superior britânicas através de seu embaixador Pedro Arcain Riccetto, que completou seu doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Universidade de Oxford, onde também cursou pós-doutorado.


O secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, destacou que a SMG, por meio de sua Diretoria de Governança e Relações Internacionais, tem celebrado diversas parcerias com organizações de diferentes países. “A Universidade de Toledo, cidade-irmã de Londrina que fica nos Estados Unidos, já oferece um desconto de 50% no valor dos cursos de graduação para cidadãos londrinenses, que é o mesmo desconto oferecido para as pessoas do estado de Ohio. Essa é uma grande oportunidade e incentivamos as pessoas a aproveitar essa iniciativa”, afirmou.


Ainda segundo Esteves, o Município recentemente assinou um acordo de cooperação com a Universidade do Minho e o governo de Guimarães, cidade-irmã portuguesa de Londrina. O objetivo dessa parceria é a instalação, em Londrina, de uma filial do Instituto Fibrenamics, referência na área de pesquisa de fibras e compósitos. O convênio também inclui a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Londrina e campus Apucarana.


“Também temos, por intermédio da Prefeitura, o Programa Summer Fellowship, que acontece anualmente e já está na sua terceira edição. Através desse programa, Londrina recebe pesquisadores das universidades mais renomadas do mundo, que vêm aqui para estudar e propor soluções de melhorias e inovações para a administração pública nas mais diversas áreas”, disse o secretário municipal de Governo.


A diretora de Governança e Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governo, Liz Rodrigues, destacou que Londrina tem relações com o Reino Unido desde sua fundação, dada a influência britânica em seu processo de colonização. “Esses laços vêm se fortalecendo desde 2022, quando foram instituídos na Secretaria Municipal de Governo os trabalhos na área das relações internacionais. Destaco que essa bolsa é uma grande oportunidade para os estudantes brasileiros, e inclusive o nosso embaixador de Londrina, Pedro Arcain Riccetto, estudou na rede pública, se formou na UEL e hoje vem atuando como pesquisador e lecionando em universidades como Oxford, Harvard e Stanford”, concluiu.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá