Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura e UEL firmam Termo de Compromisso para combate ao feminicídio

29/09/23 às 22:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Na manhã desta quinta-feira (28), foi realizado o evento “Feminicídio: Prevenção e Enfrentamento no Estado do Paraná”, no anfiteatro da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O encontro contou com a presença da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, das professoras da UEL, Silvana Mariano e Martha Celia Ramirez-Gálvez, e da vereadora Professora Sônia Gimenez. Na ocasião, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), e a UEL, anunciaram a celebração de um Termo de Compromisso que visa o combate ao feminicídio.


Por meio da iniciativa, deverá ser desenvolvido o projeto de extensão intitulado “Feminicídios: Prevenção e Enfrentamento no Estado do Paraná”, por meio do Laboratório de Estudos de Feminicídio (Lesfem) da UEL. Dessa forma, serão organizadas e realizadas diversas ações de prevenção e combate ao assassinato de mulheres. O Termo de Compromisso terá vigência até 29 de junho de 2024, podendo ser prorrogado.


Dentre as responsabilidades da SMPM na condução do projeto estão: auxiliar na formação prática dos integrantes do projeto, por meio de imersão nos serviços de atendimento à mulher, especialmente no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM); auxiliar o enfrentamento ao feminicídio; realizar cursos, palestras e eventos; e ministrar palestras sobre prevenção da violência contra meninas e mulheres.

Leia mais:

Imagem de destaque
AV. DEZ DE DEZEMBRO

Motociclista é atingida por carro e motorista foge; família pede ajuda

Imagem de destaque
REFORMA

Shopping de Londrina receberá serviço de emissão de passaportes da PF

Imagem de destaque
VEJA VÍDEO

Câmera registra momento em que motorista embriagado colide contra muro no Centro

Imagem de destaque
AGRONEGÓCIO

Show Rural de inverno: Preparativos estão a todo vapor para evento que acontece em agosto


Por sua vez, a UEL será responsável pelas seguintes demandas: prestar atendimento a mulheres sobreviventes de tentativas de feminicídio e familiares; realizar ações educativas para prevenção de violência contra meninas e mulheres; construir um site público com informações sobre rede de serviços para casos de violência de gênero contra mulheres e sobre feminicídio no Paraná; acompanhar e avaliar a trajetória da população atendida e reelaborar práticas e vivências que compõem o planejamento; realizar reuniões de estudo e trabalho, entre outras.


Segundo relatório produzido pelo Laboratório de Estudos de Feminicídio, iniciativa conjunta entre a UEL, universidades, coletivos e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, o estado do Paraná é o 3º em casos de feminicídio no Brasil. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, o índice de feminicídios no Paraná está acima da média nacional, de 1,8 por habitante: a média do estado foi de 3,2.


No período de 2021 a 2022, foram julgados 23 casos de feminicídios na comarca de Londrina. Somente no período de 1º de janeiro e 30 de junho de 2023, o município registrou sete feminicídios, demonstrando a necessidade de ampliar as ações para o enfrentamento à violência contra as mulheres e o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção ao feminicídio em Londrina.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá