Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura envia à Câmara PL que reajusta salários dos Agentes de Saúde

05/03/24 às 14:58 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina enviou para a CML (Câmara Municipal de Londrina) o PL (Projeto de lei) n° 25/2024, que estabelece o piso de dois salários mínimos para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. O valor será acrescido das promoções e progressões já adquiridas, e garante ganho real de R$ 193.

 

A emenda constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022, já determinava que o valor das categorias não poderia ser inferior a dois salários mínimos. O PL aponta que, assim que a emenda entrou em vigência, o município iniciou os pagamentos estabelecidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM ARAPONGAS

Instalação de hospital veterinário é discutido entre empresários e autoridades

Imagem de destaque
VEJA COMO AJUDAR

Em Ibiporã campanha reúne itens para apoiar população do Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
MEMÓRIAS DE LONDRINA

Projeto do Museu Histórico promove digitalização de acervo fotográfico

Imagem de destaque
MAIS PROBLEMAS

Posto que virou mocó acumula grande quantidade de larvas do mosquito da dengue

 

O Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, afirma que o ganho real que o projeto irá proporcionar é uma forma de “reconhecimento a essa categoria que tanto trabalha no dia a dia, no sol, andando pelas ruas e fazendo a diferença dentro do contexto”, diz. “Mais do que regulamentar por lei e garantir, assegurar todos os direitos a eles, nós também estamos fazendo esse reconhecimento por parte da prefeitura, de um ganho real para a Categoria.”

 

Hoje, londrina possui cerca de 500 agentes, explica machado, que têm atuação fundamental na cidade. No caso dos aces, a ação é o combate às arboviroses - e, no contexto atual, especialmente à dengue. “Nossos agentes têm colaborado muito, porque além da rotina do dia a dia, têm trabalhado aos finais de semana, têm acordado de madrugada, porque nós coordenamos a aplicação do fumacê na cidade”, citando que, em “todo momento de epidemia, a primeira sobrecarga vem nos agentes de combate às endemias, eles que acabam sofrendo nesse contexto e nós somos muito gratos aos agentes”.

 

O PL n° 25/2024 está tramitando na CML e vai passar pela comissão de justiça, legislação e redação, com prazo até 25 de abril para parecer. Na sequência, deverá ser analisado pelas comissões de finanças e orçamentos e de administração, serviços públicos, fiscalização e transparência.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá