Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura lança programação da Semana do Transtorno do Espectro Autista

28/03/24 às 16:03 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou a programação da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que irá ocorrer de 1 a 6 de abril. As ações são alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, cujo objetivo é disseminar conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas


A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007. Em Londrina, passou a fazer parte do calendário de Comemorações Oficiais do Município, por meio da Lei nº 12.065/2014, de autoria da então vereadora Sandra Graça.


Para o ano de 2024, a SME orientou as unidades escolares a trabalharem com a temática, conscientizando sobre o TEA, suas características e necessidades. Além das atividades desenvolvidas nas unidades escolares, haverá três ações pontuais na semana. A primeira será na terça-feira (2), no auditório do Complexo Educa (rua Prefeito Faria Lima, 400), onde haverá um encontro de formação com as professoras do Atendimento Educacional Especializado. A atividade será conduzida pela diretora clínica do Instituto Carpe Diem, Luciana Helena, e terá como tema “Como tornar a escola um ambiente onde o estudante autista sinta-se seguro e incluído”. Será em dois horários: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Leia mais:

Imagem de destaque
NO DIA 4 DE MAIO

Entidades de Apucarana planejam ações no trânsito durante o “Maio Amarelo”

Imagem de destaque
RISCO DE ACIDENTES

Mato alto atrapalha visibilidade de motoristas na marginal da PR-445 em Cambé

Imagem de destaque
FISCALIZAÇÃO

Donos não conseguem regularizar chácaras e podem receber multas milionárias

Imagem de destaque
MULHER MORREU

Motorista que fugiu após acidente na Estrada da Perobinha presta depoimento


Também no dia 2 de abril, das 19h às 20h, haverá uma transmissão ao vivo de abertura da Formação dos Professores de Apoio à Inclusão, ministrada   pelo professor Eduardo Lemes Monteiro, doutor em Educação. O público-alvo são professores de apoio à inclusão da Rede Municipal de Educação e a 

live será transmitida pelo canal no Youtube da Formação Continuada da Secretaria de Educação.

No dia 4 de abril, às 19h, haverá a palestra presencial “Autismo na escola” com a psicopedagoga Luciana Brites, para professores, estudantes, famílias e demais profissionais. Também será no auditório do Complexo Educa (rua Prefeito Faria Lima, 400). As inscrições estão sendo feitas pela Escola de Governo – clique aqui.


No dia 6, das 15h às 17h30, encerrando a semana, a SME participará com duas tendas de atividades na Tarde Recreativa, com opções de lazer e diversão para celebrar as diferenças. Será no Estacionamento do Shopping Boulevard (avenida Theodoro Victorelli, 150).


A gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola, ressaltou que a Semana de Conscientização do Autismo é uma iniciativa que promove atividades que podem contribuir com a conscientização da comunidade e também com a capacitação de profissionais sobre as estratégias de cuidado das pessoas TEA, oportunizando uma sociedade cada vez mais inclusiva e acolhedora em nossa cidade.


Sobre o TEA – O Transtorno do Espectro Autista, popularmente conhecido como autismo, se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.


Os sintomas incluem dificuldade para interagir socialmente; dificuldade na comunicação, como para começar e manter um diálogo; alterações comportamentais, incluindo manias próprias e interesse intenso em coisas específicas. O diagnóstico possível a partir dos sintomas de autismo é comum na infância, ocorrendo normalmente entre 2 e 3 anos de idade.


Legislação – Em Londrina, há leis municipais que garantem os direitos dos autistas. Por exemplo, é possível obter o Cartão Municipal de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), documento gratuito que visa garantir o atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados aos autistas. O cartão é resultado da Lei nº 12.541 de 2017, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati e de autoria do vereador Jairo Tamura, que dispõe sobre o atendimento preferencial de pessoas com TEA em estabelecimentos comerciais de serviços e similares.


O documento permite que a pessoa com o transtorno seja facilmente identificada e tem validade em todos os estabelecimentos para que seja viabilizado o atendimento prioritário, inclusive na rede de saúde pública e particular. Para solicitar o documento, é preciso acessar o formulário no Portal da Prefeitura.


Há também a Lei Nº 12.841, de autoria do vereador Jairo Tamura, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati, que garante o direito de as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizarem as vagas de estacionamento destinadas a veículos que transportem pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá