Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura nega pedido do setor empresarial e mantém prazos do ITBI e IPTU

16/04/21 às 16:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Cascavel respondeu o ofício feito pela AMIC PR (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná), quanto a prorrogação do prazo para pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do ITBI (Imposto de Transmissão de  Bens Imóveis), informando que não acatará a solicitação do setor empresarial.

O pedido da entidade reforçava a importância de adiar o pagamento do dia 26 de abril para o dia 10 de maio, visto que no final do mês a retirada de recursos do caixa das empresas gera muitos transtornos e agrava ainda mais o equilíbrio econômico empresarial. Já com relação ao ITBI, a AMIC PR sustentou que, devido à alta procura, os tabelionatos não estão conseguindo fazer o serviço e corresponder a alta demanda que estão tendo.

A associação também considerou a necessidade de sensibilidade do poder público municipal diante do contexto econômico atual afetado, sobretudo por medidas adotadas para enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Leia mais:

Imagem de destaque
APÓS REUNIÃO

Conselho Superior do IFPR suspende calendário acadêmico em 1º de maio

Imagem de destaque
TRAVESSA BELO HORIZONTE

Justiça estipula prazo de 60 dias para demolição de barracão no centro

Imagem de destaque
NESTA QUINTA-FEIRA

CML discute projeto que proíbe o uso de veículos de tração animal em Londrina

Imagem de destaque
HOMEM DE 57 ANOS

Apucarana registra caso confirmado de febre do oropouche; saiba o que é

A resposta ao ofício, assinada pelo Secretário de Finanças, Renato Cesar Segalla, foi entregue na AMIC PR, nesta sexta-feira (16/04). No documento, Segalla afirma que a decisão leva em conta os “incentivos/benefícios fiscais já concedidos pela Prefeitura Municipal de Cascavel, que representam aproximadamente R$ 18.000.0000,00 a menos na arrecadação do Município neste primeiro semestre”.

Já em relação ao ITBI, o Secretário informou que já houve prorrogação por duas vezes e, por força de lei, não podemos fazer novas prorrogações. “Todavia, nesse sentido, vamos estudar a possibilidade de encaminhar novo projeto de lei para a aprovação da Câmara Municipal, para aplicação ainda em 2021”.

A presidente da AMIC PR, Sonia Regina Spengler Xavier, afirma que havia expectativa de que a Prefeitura se sensibilizaria com o pedido do setor empreendedor da cidade, principalmente pelo contexto difícil. “Naturalmente que fizemos esse pedido ouvindo o anseio dos empreendedores que estão passando por momentos complexos e difíceis. Não pedimos incentivos ou benefícios fiscais no caso do IPTU, mas sim, a sensibilidade do poder público municipal de escolher uma data mais apropriada para a realidade empresarial. Seria tão somente um adiamento, que geraria um pouco de fôlego para os caixas das empresas”, comentou a presidente.

Já sobre o ITBI, a AMIC PR relatou que compreende as limitações e, justamente por isso, também encaminhou ofício para a Câmara de Cascavel, na expectativa de, no mínimo, começar a gerar um ambiente favorável para um novo projeto de lei de benefício para o imposto.

Sobre a AMIC PR

A AMIC PR é a maior associação de micro e pequenas empresas do Brasil. Com quase 4 décadas de história, e entidade se destaca pelo seu compromisso efetivo com o empreendedorismo e com a sociedade. A associação disponibiliza diversos trabalhos institucionais para o fortalecimento dos negócios e atua de maneira intensa na representatividade de toda a classe empresarial.

Assessoria

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá