Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura realiza simulado de primeiros socorros para servidores municipais

16/04/24 às 16:16 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), realizou hoje (16), no início da tarde, um simulado de primeiros socorros para 60 servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). O treinamento foi conduzido no pátio da Prefeitura (Avenida Duque de Caxias, 635), no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto.


O simulado teve o acompanhamento de guardas municipais da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), que integram a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Foi executado como parte da campanha Abril Verde, dedicada a ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.


Durante a ação, foi simulada uma situação de remoção de vítimas de dentro de um caminhão, pois os servidores da SMAA trabalham com caminhões e a ideia é deixar o treinamento o mais próximo possível da realidade. “Dois servidores da Secretaria de Recursos Humanos atuaram como as vítimas e os guardas municipais fizeram o resgate de dentro do caminhão, orientando qual a forma correta de retirada das vítimas. O objetivo era assegurar que o estado de saúde delas não fosse agravado por conta de movimentos errados”, explicou a coordenadora de Segurança no Trabalho da SMRH, Kelly Roberta de Lima.

Leia mais:

Imagem de destaque
BALANÇO POSITIVO

Arapongas divulga queda de 66% em acidentes fatais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
REDUZIR ESPERA

Mutirão do INSS em Londrina deve 1.500 pessoas durante o final de semana

Imagem de destaque
200 CRIANÇAS ATENDIDAS

Projeto oferece consultas e óculos gratuitos para estudantes da zona oeste

Imagem de destaque
FAMÍLIA FAZ CAMPANHA

Menino superdotado é selecionado para provas em Nova York e precisa de R$18mil


Para dar mais veracidade ao simulado, o guarda municipal Martins fez maquiagens que simularam ferimentos em servidores da Secretaria de Recursos Humanos que colaboraram com a ação. Também foram inseridos dois caminhões no pátio da Prefeitura, para auxiliar na atividade.


Mais cedo, pela manhã, os servidores haviam participado de uma aula teórica e prática, na sede da Prefeitura. Quem ministrou o curso foi André Luís Bento, enfermeiro do trabalho e auxiliar de enfermagem da Diretoria de Urgência e Emergência em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), parceira desta edição. Para ajudar na atividade, foram convidados quatro alunos de um Curso de Bombeiro Civil e um auxiliar de treinamento.


O curso abordou os seguintes temas: Avaliação Primária; Animais Peçonhentos; Vias Aéreas; Parada Cardíaca (PCR/RCP); Desfibrilador Externo Automático (DEA); Estado de Choque; Traumas e Hemorragias; Queimaduras; Emergências Clínicas; Movimentação e Transporte de Vítimas, além da aula prática.


Durante a ação, o instrutor apresentou aos servidores o desfibrilador automático externo (DEA), utilizado para identificar arritmias e uma possível parada cardiorrespiratória.


O curso de primeiros socorros foi realizado, anteriormente, no dia 10 de abril, para 38 servidores da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), no auditório da Prefeitura. A capacitação teve carga horária de 6 horas e foi ministrada por Edivaldo Mariane de Andrade, da Gerência de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), parceira da atividade.


Abril Verde – A campanha de prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no âmbito municipal foi instituída pela Prefeitura em 2017, por meio da Lei Municipal nº 12.604, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati. O objetivo é capacitar os servidores para que eles possam se tornar multiplicadores de práticas de prevenção e promover a conscientização das instituições e de toda a sociedade, sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá