Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Primeira semana de quarentena termina com a maioria do comércio fechado

10/07/20 às 15:00 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

Londrina encerrou nesta sexta-feira (10) a primeira semana útil da quarentena imposta pelo decreto estadual que impediu funcionamento das atividades econômicas não essenciais. Entre elas, fechou o comércio na cidade. O decreto assinado no dia 30 de julho, ordenava que Londrina e mais de 130 cidade do estado, começassem a cumprir o período de 14 dias, já no dia 1º de julho, mas Londrina começou o período dia 6, após o prefeito Marcelo Belinati tentar negociação com o Secretário de Saúde Beto Preto. Ele não recebei resposta. Entidades também tentaram na justiça que a decisão do fechamento ou não, passasse para as mãos do executivo municipal, mas sem sucesso.

Durante esses cinco dias, foi possível ver que algumas lojas no centro da cidade atenderam em meio porta. Segundo os comerciantes, alguns que não quiseram se identificar, o objetivo era amenizar os prejuízos.

Outros criaram alternativas, como entregas em domicílio, delivery ou atender pedidos por aplicativo de mensagens. Segundo o presidente da Acil, Associação Comercial e Industrial de Londrina Fernando Moraes, essa foi uma forma de adaptação encontrada para não perder mercadoria ou tanto dinheiro. “É possível fazer uma venda ou outra, mas não é possível comparar com o comércio aberto, claro. O que a gente espera é que como o decreto do governo do estado acaba dia 14, o nosso aqui também termine no mesmo dia, mesmo que tenhamos começado na outra semana”.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFIRA LOCAIS

Arapongas amplia vacinação contra a gripe para população acima de seis meses

Imagem de destaque
VIROU MOCÓ

Prédio de antiga estação ferroviária passa por limpeza e reforma em Arapongas

Imagem de destaque
PRESO EM FLAGRANTE

Jovem de 17 anos é assediada em ponto de ônibus ao sair do trabalho na zona leste

Imagem de destaque
EM LONDRES

Homem preso após matar adolescente e ferir 4 pessoas com espada é de Astorga

Mas, segundo o Secretário de Saúde, Beto Preto, Londrina deve seguir em quarentena até dia 20 de julho, período em que venceria os 14 dias. “São necessários 14 dias de quarentena. E não é porque o secretário está inventando isso. São critérios técnicos. Para que nós consigamos alcançar o nível de redução do contágio, nós precisamos aumentar o isolamento domiciliar. No Paraná todo, em 30 de junho, o índice era de 35,9%. Com esses números nós não conseguimos interromper a ascensão da curva. Então temos derrubar esses números”, aponta.

O presidente do Sincoval afirmou que tem conversado com o vice-governador do estado, Darci Piana. “Na terça-feira podemos ter alguma flexibilização para Londrina e acreditamos que pode melhorar”.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá