Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Programa Castramóvel ultrapassa 12 mil castrações em cães e gatos

23/09/21 às 17:45 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Castramóvel ultrapassou nesta semana a marca de 12 mil castrações em cães e gatos de Londrina, desde seu lançamento, em março de 2020. O Programa Municipal de Controle Populacional atende cães e gatos de pequeno, médio e grande porte que pertençam às famílias em situação de vulnerabilidade social, protetores independentes e organizações de proteção animal.

O programa realiza, além da castração, a microchipagem, um procedimento simples que identifica a posse do animal e coíbe o abandono e maus tratos. Todas as famílias atendidas pelo serviço recebem orientações sobre posse responsável, para que garantam o bem-estar dos seus animais. E, após a cirurgia, o programa também fornece ao tutor a medicação prescrita pelo médico veterinário.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, afirma que Castramóvel atendeu a uma demanda muito antiga e muito pleiteada pela população.  “Londrina é uma cidade de cerca de 600 mil habitantes, e muitos desses possuem um animal de estimação. Mas nem todos têm condições financeiras para garantir a saúde desse animal, e o programa do Castramóvel viabiliza esse procedimento. Embora seja uma cirurgia simples e rápida, a castração evita diversas doenças e reduz o risco de abandono, então é uma política pública inédita na cidade e que veio para ficar”, frisou.

Leia mais:

Imagem de destaque
MISTÉRIO

Esquadrão antibombas explode artefato deixado na Avenida Celso Garcia

Imagem de destaque
VALORIZANDO TRADIÇÕES

Apucarana participa da 2ª Exposição Riquezas do Vale do Ivaí, em Lunardelli

Imagem de destaque
CONVERSÃO PROIBIDA

Motoristas ficam feridos em acidente na Rodovia Mabio Gonçalves Palhano

Imagem de destaque
ESTRUTURA DANIFICADA

Pontes do Igapó II são interditadas após Defesa Civil apontar risco de acidente

Quando foi lançado, o Castramóvel tinha como meta a castração de 140 animais por semana. Em 2020, o programa castrou 5.767 animais, sendo 3.672 cães e 2.095 gatos, mediante investimentos do Município no valor de R$ 639.476,00.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que coordena o programa, são realizadas, aproximadamente, 50 atendimentos por dia e cerca de mil ao mês. E este ano já são mais de 3.800 cães e 2.300 gatos castrados até esta semana.

A castração dos animais domésticos é uma medida muito importante para impedir a incidência de animais abandonados, pois o procedimento nem sempre pode ser custeado pelos tutores e muitos são deixados nas ruas após ninhadas indesejadas. Também promove a saúde da população, já que a superpopulação de animais favorece a transmissão de zoonoses, como a raiva, toxoplasmose e outras.

O gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lyonel Martinez, complementou que a castração de cães e gatos traz grandes benefícios à saúde dos animais. “É uma forma de prevenir doenças do sistema reprodutor, enfermidades mamárias, diabetes e epilepsia. Também reduz a saída dos animais, evitando atropelamentos e contágio por doenças infecciosas. E o animal castrado pode diminuir alguns comportamentos indesejados, como territorialismo, agressividade e marcação de território”, citou.

Para cadastrar o cão ou gato no Castramóvel, os interessados precisam mandar uma mensagem para o WhatsApp (43) 99997-9755. Esse cadastro passará pela avaliação da equipe técnica e, somente após a aprovação, é feito contato para agendar o dia e horário do atendimento. A Clinicão é a clínica veterinária credenciada pelo Município para realizar os procedimentos.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá