Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto de caratê inicia atividades para 300 alunos da rede municipal

08/03/23 às 21:02 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Escola Municipal Moacyr Camargo Martins recebeu nesta quarta-feira (8) o lançamento das atividades do projeto de caratê, que será desenvolvido em seis unidades escolares de Londrina. Esta é uma das dez modalidades culturais e esportivas que serão ofertadas este ano pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e que vão atender quase 5 mil alunos da rede municipal. A Escola Municipal Moacyr Camargo Martins fica na Avenida Francisco Gabriel Arruda, 723, Conjunto Parigot de Souza, região norte.


O lançamento do projeto ocorreu pela manhã, com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, e do presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido. Junto com os alunos e professores, eles conferiram uma pequena apresentação da arte marcial, conduzida pelos atletas Vinícius Figueira, que é vice-campeão mundial e integra a Seleção Brasileira, o campeão brasileiro Gabriel Nascimento, e o carateca Erivelton Lopes, que é da Bahia e está treinando em Londrina.


As aulas de caratê para 300 alunos da rede municipal serão conduzidas pela Associação Dojo Oguido, selecionada através de um edital de Chamamento Público que a SME publicou no segundo semestre de 2022. E, além da E.M. Moacyr Camargo Martins, o projeto também estará nas escolas municipais Padre Anchieta, Ruth Lemos, Carlos Dietz, Eurides Cunha, e Melvin Jones.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM JULHO

Londrina irá implementar Método Wolbachia na tentativa de combater dengue

Imagem de destaque
VEJA COMO USAR

Terminais de Londrina vão disponibilizar internet Wi-Fi para todos os clientes

Imagem de destaque
ESPOSA NA GARUPA

Motociclista morre após ser atropelado por ônibus na zona norte de Londrina

Imagem de destaque
NOVO BOLETIM

Londrina registra mais três mortes por dengue e passa de 16 mil casos confirmados


Essas aulas gratuitas serão realizadas duas vezes por semana, no horário oposto aos das aulas, e os alunos do 1° ao 5° ano vão receber os quimonos para as práticas do caratê. Segundo a diretora da E.M. Moacyr Camargo Martins, Angélica Souza da Luz, toda comunidade escolar está bem empolgada com o projeto. “A procura foi bem grande, inclusive temos uma lista de espera aguardando novas vagas. E muitos profissionais recomendam que os alunos façam atividade como essa, especialmente os mais agitados, para se movimentarem, gastar energia e desenvolver disciplina. Para nós, será uma experiência bem interessante”, comentou.


Em 2022, quando os projetos culturais e esportivos começaram a ser desenvolvidos na rede municipal, foram realizadas seis modalidades para 2.200 alunos de 36 unidades escolares. Com a ampliação dos projetos em 2023, serão 10 modalidades para 85 escolas da rede municipal, atendendo 4.700 alunos do 1° ao 5° ano no período do contraturno.


A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, enfatizou que, além do caratê, as modalidades deste ano incluem judô, canto coral, musicalização, atletismo, taekwondo, futsal, basquete, dança e circo. “Hoje tivemos o lançamento oficial das aulas do projeto de caratê, mas teremos várias outras modalidades e pelo menos 85 unidades escolares vão receber projetos como esse. São investimentos de quase R$2 milhões para atender as nossas crianças com atividades culturais e esportivas. É uma oportunidade que abriremos a todas, independente da condição financeira das famílias, de ter aulas diferenciadas em seu currículo”, afirmou.


O presidente da FEL, Marcelo Oguido, também é técnico de caratê e treinador da Seleção Brasileira. Ele ressaltou que aprender arte marcial contribui para o desenvolvimento da criança, em diversas áreas, e parabenizou a Secretaria Municipal de Educação por incluir esse esporte na rede municipal. “Isso é transformador na vida das crianças, e fará toda a diferença para cada um deles”, enfatizou.


Sobre a apresentação dos caratecas, que já representam o país em competições internacionais, Oguido destacou que vários começaram ainda crianças. “Esses atletas treinam comigo há 20 anos e hoje também integram a Seleção Brasileira. E começaram em projetos sociais, como atletas já foram beneficiados pelo patrocínio da Prefeitura, e isso só prova a importância do apoio e incentivo que essas crianças vão receber aqui e nas demais escolas”, complementou.


O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, reiterou a importância dessas atividades passarem a integrar a oferta da rede municipal. “É um avanço extraordinário na área da educação em Londrina. Levar esporte e cultura para as escolas sempre foi defendido pelos melhores profissionais, para estimular a participação da criança e seu desenvolvimento. Isso também melhora a infraestrutura das escolas, e a comunidade passa a ter uma relação mais próxima. É um projeto de extrema importância que a administração do prefeito Marcelo Belinati está tirando do papel e colocando na prática, para beneficiar milhares de alunos que não teriam a oportunidade de frequentar aulas de artes marciais e outros esportes, dança e teatro”, complementou.


E, na tarde desta quarta-feira (8), houve o lançamento do projeto de taekwondo, que o Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC) irá desenvolver. A abertura do projeto foi realizada às 15h, na Escola Municipal Jadir Dutra de Souza, localizada no Patrimônio Selva. Esse projeto será levado também para as escolas municipais Francisco Aquino de Toledo, Maria Shirley, Joaquim Pereira Mendes, Anita Garibaldi, e João XXIII.


Ao todo, foram selecionadas sete entidades, via chamamento público, para executar os projetos na rede municipal de ensino. Junto com as já citadas, estão a Associação Um Canto Em Cada Canto, Ártis Colegium Associação Cultural, Associação Pé Vermelho de Esportes, Associação Londrinense de Circo, e Associação Londrinense de Judô.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá