Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto oferece oficinas de escrita para mulheres na Biblioteca Pública

01/05/23 às 08:18 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Biblioteca Pública Municipal de Londrina receberá, nas terças de maio, o projeto “Escrita e cura: Oficina de criação literária para mulheres”, contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e idealizado pela jornalista e doutora em Letras (UEL) Layse Barnabé de Moraes, que pesquisou a poética da cura na escrita das mulheres no doutorado.


Por meio de oficinas gratuitas de leitura e escrita, o objetivo do projeto é levar o assunto para além do ambiente acadêmico e apresentar textos de escritoras mulheres como um mote para discussões, reflexões e propostas de escrita. As oficinas são, então, um convite para que as participantes se apropriem da palavra e contem as histórias que desejam, sejam elas reais ou inventadas.


Sobre a questão da cura, Layse Barnabé explicou que a palavra ‘cura’, em sua etimologia, diz respeito a cuidado e transformação do indivíduo. “Ou seja, não é sobre pensar a escrita como uma solução para os problemas, mas uma forma possível de elaboração do que sentimos e também de cuidado de si”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
DURANTE OPERAÇÃO

Polícia Rodoviária registra Camaro a 111 km/h trafegando na PR-445

Imagem de destaque
PROBLEMA GRAVE

Falta de energia atrapalha atendimentos na UBS Ouro Branco nesta segunda-feira

Imagem de destaque
ZONA LESTE

Motociclista de 21 anos fica ferido após colidir na lateral de um carro

Imagem de destaque
DUAS MOTOS E UM CARRO

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BR-369, sentido Ibiporã


Atuação na Cadeia Pública Feminina de Londrina


A Biblioteca Pública Municipal de Londrina será a última parada desse ciclo de oficinas, que já ocorreram na Cadeia Pública Feminina de Londrina, no Assentamento Eli Vive e junto ao Centro de Acolhimento à Mulher (CAM).


A experiência com as mulheres da Cadeia, em especial, foi marcante, contou Layse Barnabé. “Percebi, com o passar dos encontros, o quanto elas foram se abrindo, conseguindo se comunicar mais, escrever mais. Uma delas veio me agradecer no último dia e disse que, com as oficinas, conseguia ‘sair’ dali, mesmo sem sair de fato. Uma outra participante, que desde o início produziu textos muito fortes e bem construídos, me contou que não gostava nem de ler nem de escrever antes da oficina. E eu me perguntava: como? A resposta a que cheguei é que não é preciso escrever para escrever. Essas mulheres já escreviam com o corpo, com a memória, já escreviam do lado de dentro. A oficina foi apenas um meio para que elas acordassem essas histórias que estavam adormecidas”, relatou ela.


“Apoio do Promic foi fundamental”


Layse reforçou também que receber o incentivo do Promic foi fundamental para a realização das oficinas. É o patrocínio que viabiliza não só os encontros gratuitos em diversos lugares da cidade de Londrina, mas também a dedicação à pesquisa e elaboração dos materiais, bem como a formação de uma equipe.


 “Tivemos a preocupação de acessar espaços de diferentes regiões e variadas singularidades – mulheres apenadas, mulheres vítimas de violência, mulheres da zona rural e agora a turma aberta a mulheres na Biblioteca Pública Municipal de Londrina. Não seria possível uma atuação tão ampla, com tantos encontros, sem esse apoio. É muito gratificante poder trabalhar, de forma democrática e acessível, a escrita e a leitura como uma possibilidade de criação e reinvenção junto às mulheres”, concluiu.

A diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Leda Araújo, convidou toda a comunidade a acompanhar e prestigiar os eventos realizados neste espaço público, que está sempre de portas abertas para os londrinenses. 


“Dentre várias atividades, eventos e atrações de qualidade oferecidos pela Biblioteca, a oficina idealizada pela Layse é um dos destaques da agenda atual, iniciativa importante que abre oportunidades de vivência às mulheres através da escrita. Temos um espaço amplo, aconchegante, de acolhimento, produção e fruição cultural. Convidamos a população para participar das ações desenvolvidas pelas bibliotecas públicas de Londrina, que conta com sete unidades em diferentes regiões. São muitos eventos presenciais, semanas voltadas ao livro, oficinas criativas, contações de história, exposições artísticas e várias outras”, destacou.


As oficinas acontecem nos dias 09, 16, 23 e 30 de maio das 19h às 21h, na Avenida Rio de Janeiro, 413. A participação é gratuita. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá