Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projetos Acolher e Bem-Estar.Com ampliam atendimentos para mulheres

30/03/23 às 17:35 - Escrito por Assessoria de imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, foram até a sede da Clínica de Psicologia e Fisioterapia da Anhanguera Catuaí (Unopar), para anunciar a ampliação dos atendimentos desenvolvidos pelos Projetos Acolher e Bem-Estar.Com, desenvolvidos em parceria com a instituição de ensino superior. Eles foram recebidos pela reitora Flávia Pomin Frutos, na sede da clínica, que fica na Rua Luís Lerco esquina com a Edwy Taques de Araújo.


Os dois projetos vêm sendo desenvolvidos gratuitamente em Londrina, desde 2021. O Projeto Acolher tinha foco no acompanhamento psicológico e no tratamento de saúde mental para as mulheres enlutadas devido à Covid-19. A partir de agora, além dessas, outras mulheres que estão sofrendo com a depressão ou ansiedade também serão atendidas. Já o Projeto Bem-Estar.Com (antigo ‘Bem-Estar Com Saúde Física’) presta atendimento de fisioterapia gratuito em diversas áreas da saúde da mulher.


Em dois anos, 2021 e 2022, o Acolher atendeu 37 mulheres e o Bem-Estar outras 64. Todas as participantes são mulheres acima dos 18 anos, em situação de vulnerabilidade social ou sem condições financeiras para arcar com os custos desses tratamentos, e participantes das atividades ofertadas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

Leia mais:

Imagem de destaque
APÓS REUNIÃO

Conselho Superior do IFPR suspende calendário acadêmico em 1º de maio

Imagem de destaque
TRAVESSA BELO HORIZONTE

Justiça estipula prazo de 60 dias para demolição de barracão no centro

Imagem de destaque
NESTA QUINTA-FEIRA

CML discute projeto que proíbe o uso de veículos de tração animal em Londrina

Imagem de destaque
HOMEM DE 57 ANOS

Apucarana registra caso confirmado de febre do oropouche; saiba o que é


Durante a visita oficial, o prefeito de Londrina, parabenizou a instituição de ensino pelos projeto de extensão e disse que eles vêm somar esforços na área da saúde, visto que devido à pandemia, há uma demanda maior por atendimentos na área de psicologia e fisioterapia que têm forçado o Sistema Único de Saúde (SUS).


“A Unopar [Anhanguera] é uma grande parceira da cidade e esses projetos são fantásticos. Só tenho palavras de gratidão, porque estamos vendo os danos que a pandemia causou não só na saúde, com 700 mil mortos registrados, mas outros que advém das sequelas da Covid-19, como problemas pulmonares e psicológicas, com a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico. E a fisioterapia ginecológica é um drama muito grande para as mulheres, principalmente para aquelas que não conseguem segurar a urina. Isso tem consequências muito sérias na vida das pessoas. Por isso, só tenho que agradecer a instituição que vem somar esforços com a Prefeitura”, disse Marcelo.


A reitora da Anhanguera Catuaí (Unopar), Flávia Pomin Frutos, explicou que, para a instituição de ensino, ter a Prefeitura de Londrina como parceira em diversos projetos de extensão também traz benefícios para o ensino e aprendizagem dos universitários, visto o impacto social deles.


“São dois projetos muito representativos pelo impacto que causam junto à comunidade, pelo bem-estar proporcionado e por desafogar o Sistema Único de Saúde, porque acaba atendendo uma série de pessoas que precisaria com mais urgência e que nós conseguimos priorizar. Também temos os benefícios para os nossos alunos, porque o atendimento à população desenvolve competências não apenas técnicas, mas também socioemocionais, de relacionamento humano, da vida e de entender o cotidiano da vida das pessoas. É uma ponte entre a academia e a realidade da sociedade. Tudo isso é feito por meio das práticas, dos projetos de extensão e estágios. Esse impacto social e a conscientização do aluno é muito importante, para que ele saiba se engajar nas boas práticas e entenda que vai causar impacto na população”, ressaltou a reitora.



Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá