Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

SAMU completa 19 anos em Londrina com a maior sede do Estado

20/09/23 às 20:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta quarta-feira (20), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa 19 anos de existência em Londrina. Em sua nova sede própria, inaugurada este ano, o serviço centraliza o atendimento de urgência de 21 municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde do Paraná.


Atualmente, o Samu possui 20 ambulâncias, sendo quatro de suporte avançado, 15 de suporte básico, e um aero médico. O serviço também conta com duas ambulâncias de transporte, que fazem a remoção simples de pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais.


Em Londrina, há dois serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) que disponibilizam ambulâncias para o atendimento de situações de urgência e emergências. Além do Samu, acionado pelo telefone 192, a cidade conta com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) que atende pelo telefone 193. Apesar de ambos atenderem os chamados telefônicos, é muito importante saber qual o serviço adequado para atender as necessidades da vítima.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA COMO AJUDAR

Nutricionista de Londrina organiza doação de fórmulas para bebês prematuros do RS

Imagem de destaque
CONFIRA

Londrina tem 380 vagas de emprego disponíveis para esta semana

Imagem de destaque
PINDORAMA

Homem é preso com 640 pedras de crack e aparelhos possivelmente furtados

Imagem de destaque
FARID LIBOS

Homem é preso por tráfico de drogas com porções de maconha e cocaína na zona norte


O SAMU é vinculado ao Ministério da Saúde. Esse serviço possui duas modalidades diferentes de veículos para atender as ocorrências, as ambulâncias de suporte básico de vida e as ambulâncias de suporte avançado de vida. No caso da ambulância de suporte básico, a equipe profissional será composta por um condutor socorrista, um enfermeiro e um técnico auxiliar. Já a ambulância de suporte avançado sempre atuará com uma equipe formada por condutor socorrista, um médico intervencionista e um enfermeiro de emergência.


Os profissionais que atuam no Samu podem realizar intervenções de acordo com cada formação, e, por isso, é um serviço indicado para atender chamados de emergências clínicas e traumáticas, em situações com necessidade de intervenção médica.


*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá