Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde vai vistoriar mais de 4,7 mil casas para índice de infestação do mosquito da dengue em Cascavel

16/05/24 às 09:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A  Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizará o 3º LIRAa de 2024, o Levantamento de Índice Rápido e Amostral de Aedes Aegypti. A ação será na próxima semana, de segunda (20) até quarta-feira (22). Os agentes de Endemias vão vistoriar 4.732 imóveis neste período. O LIRAa é trabalho para mensurar o índice de infestação do mosquito da dengue em Cascavel. 


No 2º ciclo realizado em março de 2024, o Município registrou 3,2% (médio risco) para infestação geral, enquanto o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. 


Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 122 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, ou seja, serão realizadas visitas em todos os bairros do Município.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Policial que foi baleado em Marechal disputava liderança de organização criminosa

Imagem de destaque
PARA JOVENS E ADULTOS

Sesc abre inscrições para EJA semipresencial em Londrina

Imagem de destaque
MÚSICA

Cascavel participa do movimento global Make Music Day

Imagem de destaque
JUNHO LARANJA

Centro de Tratamento de Queimados do HU promove concurso de desenho para crianças


Durante a realização do LIRAa é realizada a técnica de pesquisa larvária, sendo coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Sendo assim, mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente. 


A Secretaria de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de Endemias para a realização da vistoria, lembrando sempre dos cuidados.


A atividade é fundamental para atualizar o índice de infestação por Aedes no Município, a partir destes dados a Secretaria de Saúde, por meio do Setor Controle de Endemias, programará ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco. 


O Município já confirmou mais de 29 mil casos positivos e 34 óbitos no Município. “O combate à dengue é dever de todos”, e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá