Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria Municipal de Cultura notifica CMTU sobre pintura na Concha Acústica

06/12/22 às 20:58 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Cultura notificou a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina) por conta da pintura dos bancos e totens da Concha Acústica realizada na manhã desta terça-feira (6). O órgão considerou a intervenção irregular alegando que o espaço público não pode sofrer descaracterização por fazer parte da área de interesse da antiga Casa da Criança, considerada patrimônio histórico municipal.


O trabalho de pintura começou na parte da manhã e foi solicitado à CMTU pela Associação de Moradores do Centro Histórico, que se queixavam das pichações e da degradação do espaço.


A Secretaria de Cultura solicitou à CMTU a reversão imediata da pintura, o que levará tempo e dinheiro, correndo o risco de não atingir o resultado esperado. O banco e os totens deverão voltar as cores originais, mas a principal preocupação é com as placas, que são feitas de uma resina especial que imita o cobre. Funcionários da CMTU pintaram de preto e lixaram os nomes dos pioneiros, para facilitar a leitura e o uso de solvente para desfazer o serviço poderá estragar o material.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM JULHO

Londrina irá implementar Método Wolbachia na tentativa de combater dengue

Imagem de destaque
VEJA COMO USAR

Terminais de Londrina vão disponibilizar internet Wi-Fi para todos os clientes

Imagem de destaque
ESPOSA NA GARUPA

Motociclista morre após ser atropelado por ônibus na zona norte de Londrina

Imagem de destaque
NOVO BOLETIM

Londrina registra mais três mortes por dengue e passa de 16 mil casos confirmados


“Se a gente não tiver uma lei e grupos de proteção cuidando da nossa memória, a gente vai destruir, destruir, destruir. É exatamente por isso que quando a gente faz um estudo de tombamento, um pedido de preservação, é para que aquela memória não se acabe. Não pode ser que cada um que tenha vontade de fazer um negócio faça por conta própria. Tem regra, tem lei”, disse o secretário de Cultura, Bernardo Pelegrini.


O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) explicou que é comum a manutenção dos monumentos e do mobiliário urbano da Concha Acústica próximo a shows e datas comemorativas, mas ressaltou que a consulta prévia é imprescindível para a realização do serviço.


“Quando o artista que foi contratado para fazer essa obra desenvolveu uma resina especial para fazer essas placas, foi por entender que a placa de bronze ia gerar certo interesse para pessoas que roubam. Nós não sabemos como essa resina vai reagir com a tinta, muito menos com o solvente para tirar a tinta. Pode causar um dano irreversível”, disse a presidente do Compac, Vanda Moraes.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá