Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretário de Gestão de Londrina é reconduzido à presidência de órgão estadual

01/12/23 às 20:45 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

O secretário municipal de Gestão Pública de Londrina, Fábio Cavazotti, teve o mandato estendido, até o final de 2024, na presidência do Fórum Estadual de Secretários de Administração e Gestão do Paraná (FESAG).


Fundado em 2022, o FESAG tem por objetivo promover o intercâmbio de informações e boas práticas nos Municípios. Além disso, visa representar institucionalmente os secretários de Administração e Gestão junto a órgãos de controle, como Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e Ministério Público do Paraná (MP-PR).


Cavazotti foi um dos idealizadores do Fórum e eleito presidente no primeiro encontro dos secretários, em 2022. O FESAG realizou o segundo encontro anual nos dias 27 e 28 de novembro, em Curitiba. Participaram secretários de 25 municípios, que representam aproximadamente 40% da população do Paraná – como Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Pinhais, Guarapuava, Toledo, Cornélio Procópio, Castro, Mandaguari e São Mateus do Sul,

Leia mais:

Imagem de destaque
ENFRENTAMENTO

Vereadores vão para Brasília discutir questões sobre pessoas em situação de rua

Imagem de destaque
DESAPARECIDO

Família procura idoso visto pela última vez na zona norte de Londrina

Imagem de destaque
SAIBA COMO AJUDAR

HU pede doações de fraldas geriátricas para pacientes de baixa renda

Imagem de destaque
PSS

Rolândia abre inscrições para contratar agentes de endemias


“O encontro foi extremamente proveitoso. Não só para consolidar o FESAG como instância representativa e de apoio técnico-institucional aos secretários, mas para promover estudos e trocas de experiências que possam nos ajudar a melhorar a vida dos nossos municípios”, afirmou Cavazotti.


“Essas secretarias cuidam do patrimônio, de toda a gestão das compras e licitações, e em muitos casos das áreas de RH e Tecnologia, ou seja, é uma gama importante da gestão das cidades. Havia essa lacuna na interlocução entre as secretarias municipais. O FESAG se consolidou definitivamente neste ano. Sou muito grato pelo apoio e confiança dos colegas secretários”, completou.


Visando apresentar exemplos de boas práticas, o evento contou com a participação do secretário municipal de Administração de Porto Alegre, André Barbosa, que apresentou um dos mais completos projetos de gestão de bens imóveis municipais. Também foi discutido um case da Prefeitura de Curitiba e o de uma empresa sediada na capital, que oferece soluções inovadoras para atualização e melhoria de desempenho de computadores.


“Além de projetos inovadores regionais, o FESAG nos permite conhecer melhor como as capitais estão enfrentando os desafios do desenvolvimento, da sustentabilidade e da melhoria de qualidade da prestação de serviços à população. Porto Alegre implantou um sistema de gestão de imóveis desocupados que tem gerado recurso para investir na manutenção dos imóveis efetivamente usados pelos órgãos públicos. Inspirou muitas cidades, inclusive Londrina. Vamos propor um projeto semelhante para a cidade”, salientou Cavazotti.


Também foram abordados temas como: Nova Lei de Licitações, FGTS Digital e E-Social, Vedações a Agentes Públicos durante o período eleitoral e Lei Geral de Proteção de Dados.


Contribuições à administração pública – O secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e TI de Curitiba, Alexandre Jarschel, presidente do Fórum Nacional de Secretarias de Administração das capitais (FONAC), acredita que a formação do FESAG é muito importante para o Paraná.


“A exemplo do Fórum Nacional, o FESAG traz agendas muito importantes para a administração pública nas cidades. Graças à liderança do secretário Fábio e de outros secretários de administração do Paraná, o Fórum se consolidou rapidamente, reunindo diversos atores importantes no Estado. Parabéns a todos que encamparam essa batalha. Foi uma grande vitória”, afirmou.


O secretário municipal de Administração de Toledo, Andriws Prestes, participou dos encontros em 2022 e 2023 e também apontou o fortalecimento do grupo.


“Existem muitos fóruns de discussões sobre temas como Saúde e Educação, mas faltava um grupo voltado à Administração. Muitas soluções de problemas nas cidades surgem nas conversas entre secretários. Esse 

networking


 é muito importante para todos nós. A organização foi espetacular, o secretário de Londrina é muito disposto e acessível, teve uma atuação excelente. Londrina tem sido uma referência, inclusive na questão das licitações”, afirmou.


O secretário de Administração de Pinhais, Vinícius Martins, também considera que os encontros anuais do FESAG têm colaborado efetivamente com a melhoria de gestão das cidades.


“As secretarias de administração tratam de assuntos muito diferentes em cada uma das prefeituras. E por isso que o Fórum de secretários é importante: pela troca de ideias sobre situações que estão em curso em todos os municípios”, relatou.


Para ele, o grupo de secretários é bem ativo e o evento foi de alto nível técnico. “Conheci várias iniciativas interessantes para refletir nos nossos municípios. É um fortalecimento importante do nosso trabalho”, complementou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá