Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Seminário da OAB-Londrina discutirá o animal como sujeito de direitos

23/05/24 às 10:34 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Está marcada para 3 de junho, a partir das 19 horas, a realização do III Seminário de Direito Animal, com o tema “O animal sujeito de direitos e a perspectiva de reforma do Código Civil”.


O evento é organizado pela Subseção, por meio da comissão de Defesa dos Direitos dos Animais e terá como palestrantes Vicente de Paula Ataíde Júnior, juiz  da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Paraná; Carla Maria Sassi de Miranda, médica veterinária e coordenadora GRAD -Grupo de Resgate de Animais em Desastres – e que esteve à frente de resgates de animais vítimas das enchentes no RS; e Evelyne Danielle Paludo, advogada animalista, especialista em Direito Animal. 


A presidente da comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-Londrina, Rafaela Teixeira da Costa, informa que o tema do seminário é hoje um importante anseio social. “Anseio este que já reflete no crescente número de ações judiciais e projetos de lei visando à proteção dos animais”, comenta. 

Leia mais:

Imagem de destaque
HOMICÍDIO

Duas pessoas são assassinadas a tiros na área central de Araruna

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil de Toledo deflagra "Operação Papaléguas" e cumpre mandados

Imagem de destaque
TURISMO

Moradores de Medianeira e Matelândia não pagam para visitar as Cataratas do Iguaçu nesta quinta, dia 25 de julho

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Mulher fica ferida ao ser atropelada após batida no bairro Santo Onofre


Ela acrescenta que essa mudança de paradigma, do animal coisa para o animal como sujeito de direitos, surge num contexto em que o atual status civilizatório já permite considerar os interesses com base na senciência, na capacidade de sentir dos indivíduos, afastando a espécie como critério balizador da titularidade de direitos fundamentais. “A ciência já comprovou que os animais têm a capacidade de experenciar sentimentos de forma consciente, o que torna urgente o debate acerca do reconhecimento da sua subjetividade jurídica.”


A expectativa da comissão com a realização do evento é difundir e democratizar conhecimento relevante sobre o tema, tanto para os profissionais e estudantes do direito, da medicina veterinária e da biologia, quanto para a sociedade em geral. “E de que isso sirva de instrumento para a efetiva proteção dos interesses e direitos de outras espécies”, salienta Rafaela.


O evento, explica ela, é dirigido a todos que trabalham ou têm afinidade com a temática. “Também é para aqueles que buscam algum fundamento plausível para críticas contrárias aos direitos dos animais”, observa.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pela Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/iii-seminario-de-direito-animal/2344546). Custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 meia entrada. A organização solicita que os participantes levem um quilo de alimento.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá