Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Toledo prepara ampla programação alusiva ao Dia do Pioneiro

23/03/23 às 16:42 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Instituído pela Lei nº 1.476/1988, o Dia do Pioneiro será celebrado com uma ampla programação. A data, lembrada anualmente em 27 de março, faz alusão à chegada, em 1946, da primeira caravana de colonizadores, formada por 14 trabalhadores a serviço da Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná (Maripá), empresa que promoveu o desenvolvimento urbano e rural nos primeiros anos de história de Toledo.


A homenagem aos pioneiros inicia-se um dia antes, com missa na Catedral Cristo Rei às 8h e culto na Igreja Evangélica Luterana (Igreja do Sino), às 9h. Ainda no domingo, às 18h, no Teatro Municipal, haverá o lançamento do documentário “Memórias de Toledo”, uma produção da L´Avant Filmes patrocinada pela Prati-Donaduzzi (por meio da Lei de Incentivo à Cultura) e apoiada pela Secretaria Municipal da Cultura – ao todo, 50 famílias pioneiras foram entrevistadas para o filme.


Já na segunda-feira (27), às 9h30, será realizada a inauguração do busto de Diva Paim Barth na entrada do Horto Florestal do parque ecológico que tem o nome da homenageada. Às 10h30 inicia a recepção, no Green Hall (Av. Min. Cirne Lima, 4050), do 34º Encontro dos Pioneiros para o qual estão sendo esperadas cerca de 1.000 pessoas que integram famílias que chegaram a Toledo até 1952. 

Leia mais:

Imagem de destaque
EM JULHO

Londrina irá implementar Método Wolbachia na tentativa de combater dengue

Imagem de destaque
VEJA COMO USAR

Terminais de Londrina vão disponibilizar internet Wi-Fi para todos os clientes

Imagem de destaque
ESPOSA NA GARUPA

Motociclista morre após ser atropelado por ônibus na zona norte de Londrina

Imagem de destaque
NOVO BOLETIM

Londrina registra mais três mortes por dengue e passa de 16 mil casos confirmados


Os atos solenes terão início às 11h e, além do discurso das autoridades, incluirão o lançamento do livro “Toledo 70 Anos: presente, passado e futuro”. Elaborado pelas equipes do Gabinete do Prefeito (departamentos de Jornalismo e Comunicação) e das secretarias da Cultura e do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico que apresenta, por meio de fotos, textos e infográficos inseridos em um layout leve e fluente, um panorama histórico de sete décadas de existência do município. 


Os convidados do 34º Encontro dos Pioneiros serão os primeiros a receber os exemplares da obra que retrata a história que eles e seus familiares ajudaram a escrever. “É um evento que tem o objetivo de reunir todos os pioneiros do município, além de fazer com que eles interajam entre si e com as novas gerações, buscando dar continuidade ao processo histórico”, observa a secretária da Cultura, Rosselane Giordani.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá