Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereadores de Londrina denunciam ônibus escolares abandonados em barracão

12/08/22 às 16:28 - Escrito por Redação Tarobá News

Cinco ônibus escolares da Prefeitura de Londrina estão abandonados há oito anos em barracões do antigo Instituto Brasileiro do Café. A denúncia partiu de vereadores que foram até os locais e se depararam com os veículos, além de aparelhos de ar condicionado e ventiladores, novos e usados.


A administração pública utiliza os barracões, que ficam na zona leste da cidade, para guardar materiais da Secretaria de Educação. Segundo a Prefeitura, os aparelhos novos ainda serão instalados, já os velhos serão leiloados.


Em relação aos ônibus, a Prefeitura informou que eles foram enviados em 2015 pelo fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e seriam utilizados para o transporte de crianças com deficiência. No entanto, como cada aluno com deficiência morava em uma localidade diferente, a utilização dos veículos para o transporte deles geraria “rotas muito extensas”. Segundo o texto, isso fez com que o poder público optasse por não utilizar os veículos.


Ainda conforme a nota, a Prefeitura tentou fazer a instalação de mais bancos para poder utilizar os ônibus, mas a alteração dependeria de uma validação do fabricante, que nunca foi atendida. Outros municípios da região também teriam tentado enviar um ofício com a mesma solicitação, mas o Fundo teria negado a cessão. 


O texto conclui dizendo que a Secretaria de Educação voltou a procurar o órgão em novembro do ano passado para tentar ceder os veículos para outras cidades, mas nenhuma resposta foi dada. O transporte escolar dos estudantes, inclusive os com deficiência, é feito por uma empresa terceirizada, portanto não haveria necessidade do serviço.


Cada ônibus custou R$150 mil aos cofres públicos da União.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá