Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Zona leste de Londrina sente "estrondo" misterioso e assusta moradores

21/06/22 às 20:48 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Estrondos misteriosos voltaram a assustar moradores da zona leste de Londrina desde ontem. Segundo relato de moradores,  foram de 2 a 3 estrondos mais fortes entre às 15h e 16h. Nesse horário,  já tinha parado de chover, tinha sol e o tempo estava firme.


Outras regiões também sentiram os sons, que não foram identificados pelos  equipamentos instalados na cidade e interligados ao Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo. O sistema foi configurado para apontar movimentações de rochas e no subsolo.


“Essa investigação é feita no detalhe da própria máquina, embora o que as pessoas relatam, o horário é muito importante para nós. Pode não estar ligado ao solo e subsolo e sim à parte atmosférica, ou seja, o ar”, explica o chefe do departamento de Geologia da UEL, José Paulo Pinese.

Leia mais:

Imagem de destaque
MELHORA SIGNIFICATIVA

Balanço da PM aponta diminuição no número de homicídios em Londrina

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Ciclista atropelada por motorista bêbado em Marialva morre no hospital

Imagem de destaque
EM SHOPPING

Homem é preso por suposto assédio sexual e entra em luta corporal com a PM

Imagem de destaque
NORTE PIONEIRO

Explosão em Silo de Grãos em Tomazina deixa caminhoneiro soterrado


O que se sabe é que não há relação com a movimentação de rochas, registrada entre 2015 e 2016.

A investigação está sendo feita pelo recém criado Departamento de Geologia e Geomática da UEL junto com o Centro de Sismologia da USP.


No entanto, como não é um evento já catalogado, será preciso fazer uma análise manual dos registros. São até 500 eventos por segundo.


“Um avião passando tem um padrão, uma digital, e a máquina já reconhece isso. O que aconteceu nesse estrondo, ela não reconheceu nessa atmosfera. Então não temos clareza da fonte geradora. Uma avaliação manual, vai em busca desse padrão ou dessa digital para esclarecimentos do barulho”, ressalta Pinese. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá