Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

1º de junho é Dia da Imprensa: o pilar da democracia e combate à desinformação

01/06/22 às 15:04 - Escrito por Redação Tarobá News

No dia 1º de junho é comemorado o Dia Nacional da Imprensa. A Instituição, que é considerada um dos pilares da democracia, busca sempre levar notícias úteis à população e, em tempos de "fakenews", também trabalha para combater a desinformação.

Durante os dois anos de pandemia, foi por meio dela, que as pessoas ficaram sabendo como se proteger da covid, que viram a pressão vivida pelo sistema de saúde e a busca de soluções pelo poder público. Foi através da imprensa que todos viram a chegada das vacinas e souberam quando se imunizariam.

Através da imprensa também que a população acompanha decisões importantes que impactam diretamente o cotidiano das pessoas, como o valor da passagem do transporte público, a revitalização de uma praça ou o início de uma obra importante, o preço da cesta básica e do combustível.

O sociólogo Ronaldo Baltar explica que a imprensa é fundamental para garantir o funcionamento das demais instituições e fazer o controle das políticas públicas. "É uma forma de garantir às pessoas o acesso à informação e ajudar com que elas possam formar opinião", explicou o sociólogo.

Com as eleições se aproximando, o trabalho dos profissionais de comunicação será fundamental no combate a desinformação e a disseminação de notícias falsas. E mais do que nunca, estará vigilante, de olho nas distorções, falhas e desacertos de poderes, partidos, instituições e organizações, funcionando como os olhos e os ouvidos do eleitor. “Infelizmente durante o período eleitoral aumenta muito a circulação de notícias falsas, principalmente nas redes sociais. É importante que as pessoas confirmem essas informações com o trabalho que a imprensa faz de checagem de informação”, acrescentou o sociólogo.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá