Cotidiano

Abrigo para mulheres: uma chance para reconstruir a vida

22 mai 2019 às 12:36

O Abrigo de Mulheres Vanusa Covatti, mantido pela Secretaria de Assistência Social de Cascavel tem ajudado cada vez mais mulheres a reconstruírem suas vidas e se livrarem da violência doméstica e familiar. A média mensal de acolhimentos aumentou neste ano.

Os últimos 15 anos da vida desta mulher foram vividos num contexto violento. Um relacionamento que já tinha 27 anos se tornou agressivo por conta do alcoolismo e o reflexo era violência física e psicológica.

Já no caso de uma outra mulher, só foram 2 anos de relacionamento, mas foi ainda mais complicado: as agressões estavam inseridas num contexto de consumo de drogas e situação de rua.

As duas encontraram ajuda aqui: no Abrigo de Mulheres Vanusa Covatti, que existe desde 2005 e acolhe mulheres acima de 18 anos que sofreram violência física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral, até que elas tenham um local seguro para morarem.

Quando chegam aqui bastante fragilizadas, machucadas física e emocionalmente, as mulheres recebem todo um suporte. A equipe do abrigo tem 12 pessoas, profissionais de pedagogia, psicologia, entre outros. A equipe ajuda não só a mulher em si, mas acolhe também os filhos dela, a família dependente dessa mulher. E ainda existe toda uma rede de proteção interligada que dá suporte a esse acolhimento.


Aumento no número de acolhimentos.

Em 2017, foram acolhidas 86 mulheres, média de 7 mulheres por mês. Em 2018, esse número de manteve. Já 2019 vem intrigando: até abril, já foram 43 acolhidas, média mensal de 11 mulheres.

É difícil diagnosticar se isso se dá por conta do aumento da violência em si ou crescimento da procura pela denúncia. Felizmente, a proteção tem sido cada vez mais eficiente e segura. E o acolhimento rende muitos frutos positivos.


Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá