Cotidiano

Cerca de 24% das empresas fecham com dois ou três anos

17 jul 2019 às 13:06

Em um cenário de muito fechamento de empresas, são poucos os empreendimentos que conseguem ficar décadas e décadas no mercado. O que esses empresários fizeram de diferente? O que fez o negócio resistir às dificuldades dos primeiros anos e se consolidar?

Uma distribuidora de produtos para pets está no mercado há 21 anos. Hoje fornece mercadorias para o Paraná todo. Mas para chegar até essa fase, precisou passar por um reestruturação geral em 2016.

Desde então, a renovação aqui é constante seja em processos ou em equipe. São 21 pessoas que passam por treinamentos pelo menos a cada seis meses. Só mesmo se reinventando é possível enfrentar as crises do mercado e manter o negócio ativo.

 É muito difícil a gente escutar isso hoje, uma empresa que está completando mais de uma, duas décadas de existência. Dados de 2018 do Sebrae mostram que cerca de 24% das empresas no Brasil fecham quando estão completando dois ou três anos. Passar dessa fase crítica depende muito da capacidade de adaptação do empresário.

O conselho de especialista então é fazer uma avaliação frequente e não ter medo de mudar os rumos do negócio quando for preciso.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá