Cotidiano

Horta do Sanga Funda concentra sensibilização do Dia Mundial da Alimentação

15 out 2019 às 12:28

Uma espécie de 'dia de campo urbano' marcará em Cascavel, nesta quarta-feira (16), o Dia Mundial da Alimentação, data que começou a ser celebrada na década de 1980 e que hoje envolve mais de 150 países na conscientização acerca da importância da nutrição saudável.  A sensibilização em nossa cidade está sendo organizada pela equipe do Território Cidadão, por meio do Programa Agricultura Urbana, com diversas entidades parceiras. Será um dia inteiro de ações diversificadas na horta do programa, localizada na Rua Leonardo da Vinci, entre o Loteamento Sanga Funda e o Bairro Tarumã, das 9 horas às 16 horas. A abertura oficial está marcada para as 10 horas.

O evento reunirá de 400 a 500 participantes durante o dia todo, entre cultivadores das hortas da agricultura urbana do Município, famílias cadastradas do Programa Promover e moradores do entorno. Em parceria com o Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional); o Iadas (Instituto de Apoio de Desenvolvimento Ambiental e Saúde), a Coopcraf (Cooperativa de Produção e Comercialização da Reforma Agrária e Agricultura Familiar) e o Instituto Colmeia de Cidadania - entidades aprovadas em chamamento público; a Pastoral da Criança, o IFPR, a Univel e as secretarias de Saúde e Assistência Social, serão realizadas diversas atividades, desde informações sobre o cadastro único e a economia solidária, alimentação saudável e nutrição, aleitamento materno, aferição da circunferência abdominal e a relação com doenças cardiovasculares, saúde bucal, teste rápido de glicemia, tipagem sanguínea e aferição de pressão arterial, entre outras na área de saúde, com o setor de Endemias.

Na área de capacitação, as famílias participarão de oficinas como aproveitamento integral de alimentos; de cultivo e manejo das hortas; cooperativismo; de associativismo; oficina de compostagem orgânica, de vermicompostagem (com a utilização de minhocas específicas em restos orgânicos), oficina de ervas medicinais e aromáticas com a Pastoral da Criança e de agroecologia. Os participantes ainda receberão orientações sobre o Banco de Alimentos.

De acordo com o gerente do Território Cidadão, Ailton Lima, a atividade está alinhada com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), ou seja, "pensar de forma global, agindo de maneira local". Os ODSs visam, entre outros objetivos, acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, por meio também da agricultura sustentável, que é a meta do Programa Agricultura Urbana. "Nosso evento visa estimular uma vida saudável e promover o bem-estar, que é o quarta objetivo", enfatiza.

O evento está em preparação desde o início da manhã de hoje (15), na horta do Sanga Funda, onde as equipes permanecerão durante todo o dia.


Assessoria

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá