Cotidiano

Ibiporã se prepara para epidemia de dengue com mutirões de limpeza e multa

27 jan 2020 às 14:43

Em Ibiporã os mutirões de limpeza e as multas têm sido armas no combate a dengue. A secretária de saúde já considera que a cidade está em epidemia.

O seu Elias passou por um transplante e, com essa condição de saúde, tem medo de pegar dengue. Ele está apreensivo com a doença em Ibiporã.

São 87 casos confirmados de agosto do ano passado até agora. Pelo tamanho da cidade, com 53 mil habitantes, assim que o número do positivos chegar a 150 está oficializada a epidemia.

Como são mais de mil notificações em análise, a Secretária de Saúde já trabalha com essa realidade. Na semana passada, começou uma força tarefa, com mutirões nos bairros mais críticos. Nesta segunda, enquanto o caminhão recolhia lixo no San Rafael, agentes de endemias vistoriavam casas no Pérola.

Já que a conscientização da população estava demorando demais, um decreto que mudou o esquema de multas foi publicado. Antes a pessoa tinha 15 dias de prazo para retirar os focos, e agora são 72 horas.

Há dez dias os agentes estão autorizados a multar. Mas nem foi preciso: só com a ameaça da autuação, que vai de R$ 70 a R$ 350, muitos moradores que estão com focos nas casas têm resolvido a situação imediatamente. O medo de pesar no bolso contribuiu com a conscientização.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá