Cotidiano

Prefeito de Rolândia deve reabrir comércio da cidade nesta quarta (8)

07 abr 2020 às 20:27

O prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto (PSDB), afirmou que vai liberar o funcionamento do comércio da cidade a partir desta quarta-feira (8). A decisão foi tomada após uma reunião em seu gabinete com o presidente da Câmara de Vereadores do município, Alex Santana (PSD), e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR), Márcio do Carmo Lopes. "Não é total, vamos permitir a abertura de alguns seguimentos que neste último decreto por orientação deveriam permanecer fechados atendendo somente por delivery ou com hora marcada, porém com restrições", afirmou. 

O chefe do executivo participou, ao vivo, do Tarobá Urgente e informou que regras para conter o avanço do coronavírus serão divulgadas como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento entre clientes e funcionários. Além disso, o poder público vai recomendar que idosos com mais de 60 anos e crianças continuem em casa e não frequentem as lojas. Todos os munícipes serão orientados para sair de casa com máscaras, mesmo que caseiras. Francisconi ainda ressaltou que a decisão pode ser revista em qualquer momento. 

"A pressão é grande. Acho que essa é uma decisão que não caberia ao prefeito, localmente tem todo tipo de pressão e contatos. Saímos de uma reunião da Amepar na sexta com uma decisão para que todos os municípios mantivessem o comércio fechado. Alguns abriram e quando abre em uma região próxima, a pressão aumenta demais e o prefeito sempre é o culpado de tudo" 

A cidade vai contar com um centro de atendimento para pessoas com suspeitas da doença em um prédio de três andares que será equipado. Francisconi disse que profissionais de saúde serão contratados e o tratamento dos pacientes será realizado com hidroxicloroquina. 

O município tem um caso confirmado de Covid-19 e nove descartados até o momento. "Tentei me basear em uma decisão que me desse uma retaguarda e o fator determinante é que conseguimos fechar uma compra de quantidade boa de hidroxicloroquina, é arma que temos na mão no momento. O ideal seria se os prefeitos recebessem os testes", ressaltou o prefeito.

Leia também:
Comércio de Ibiporã será fechado novamente após recomendação do MP

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá